A Compdec (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil), de Dourados alerta a população sobre a baixa umidade do ar que vem fazendo nos últimos dias na cidade.
O tempo seco, além de incômodo, pode desencadear problemas de saúde como rinite, asma e bronquite, além de outros mais sérios como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).
A média histórica de chuvas para o mês de Agosto é de 47,00 mm e até o dia 20 deste mês choveu apenas 5,4 mm em Dourados. Desde 2010, nos meses de agosto tem ficado bem abaixo da média.
No dia 13 deste mês choveu o equivalente a 5,2 mm e dia 17, 0,2 mm, quanto a umidade o dia mais crítico foi no dia 3, com índice de 18% registrado as 13h49. No dia 21, a unidade mínima foi de 22%.
Para aliviar os sintomas, Defesa Civil dá algumas dicas para lidar melhor com o ar seco: crianças e idosos são os mais afetados pela baixa umidade do ar, por isso, é necessário atenção especial a esses dois grupos. Incentive a ingestão de bastante água (cerca de dois litros ao dia), além de sucos naturais feitos de maneira adequada e água de coco, também é importante manter a higiene doméstica. Evite o acúmulo de poeira, que desencadeia problemas alérgicos.
Prefira alimentos frescos e produzidos o mais próximo possível do horário de consumo.
Substitua frituras por alimentos assados, assim como o sorvete de massa por picolé, especialmente de frutas. Queijos amarelos podem ser trocados por queijos brancos; durma em local arejado e umedecido. Isso contribui para uma noite de sono tranquila (os ambientes podem ser umidificados com toalhas molhadas, reservatórios com água e até umidificadores);
A pele também merece atenção especial neste período. Evite banhos com água muito quente, que ressecam a pele, e use, sempre que possível, um creme hidratante. Em caso de irritação das vias aéreas e dos olhos, use soro fisiológico para lavar os olhos e as narinas.