A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria de Assistência Social, inicia neste sábado, 19, o Projeto de Ação Comunitária do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) de Vila Vargas.
Ativado em agosto de 2012, o primeiro Cras rural de Mato Grosso do Sul, atende a abrangência de sete distritos e uma aldeia, sendo, Vila Vargas, Macaúba, Vila Formosa, Vila São Pedro, Indápolis, Panambi e aldeia Panambizinho, Guaçu e Guassuzinho.
O objetivo do projeto é mobilizar mensalmente os distritos de abrangência a fim de oportunizar às famílias o acesso aos serviços socioassistencias e setoriais, promovendo dessa forma autonomia e cidadania a comunidade.
Durante o projeto de Ação Comunitária os usuários vão receber orientações e encaminhamentos com o objetivo de proporcionar o acesso a benefícios e serviços socioassistenciais e programas de transferência de renda, bem como aos demais direitos sociais; vivenciar experiências que contribuam para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários; vivenciar experiências de ampliação da capacidade protetiva e de superação de fragilidades sociais; ter acesso a serviços de qualidade conforme a demanda e necessidades e vivenciar experiências que contribuam para a construção de projetos individuais e coletivos, desenvolvimento da autoestima, autonomia e sustentabilidade.
Cronograma
Os atendimentos serão todos os sábados, das 8h às 12h.
O primeiro distrito a ser atendido no projeto é Vila Vargas neste sábado, dia 19; o próximo será Vila Formosa, no dia 30 de abril; depois segue com Macaúba, em 21 de maio; Indápolis será dia 18 de junho; Vila São Pedro, em 30 de julho e Panambi, em 27 de agosto.