A diretora de Habitação da Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Dourados, Zelinda Fernandes, levou membros do CMHD (Conselho Municipal de Habitação de Dourados) para conhecer os projetos em andamento. Eles percorreram o complexo Roma, o início das obras do Idelfonso Pedroso e Dioclécio Artuzi III.
De acordo com Zelinda, os conselheiros gostaram muito do complexo Roma, formado pelos residenciais Roma I, Roma II e Roma III. No total são 800 apartamentos em construção em prédios de 4 pisos na região da Vila Toscana. Os conselheiros gostam da boa qualidade da obra, sobretudo o acabamento, e do padrão dos apartamentos.
No Roma, 90% das obras estão concluídas, segundo a diretora. Nos próximas 20 dias a Prefeitura fará o sorteio dos apartamentos entre as famílias já sorteadas para o residencial e que já estão preparando a documentação exigida pela Caixa. A meta é entregar os apartamentos de 42 m² ainda este ano.
O Residencial Idelfonso Pedroso, localizado entre o conjunto Harrison de Figueiredo e a Chácaras Cidelis, está em início de obras, ou seja, na terraplenagem e preparo do terreno. São 512 apartamentos de 42 m² em prédios de dois pisos. O sorteio dos apartamentos deve acontecer em 4 meses e a entrega está prevista para o final do ano que vem.
No Residencial Dioclécio Artuzi III, que foi desocupado por invasores recentemente, os conselheiros ficaram indignados com a depredação das casas. Até portas e vasos sanitários foram arrancadas. A Caixa Econômica Federal já fez a vistoria e está tomando as providências com relação à ocorrência.
O conselho, formado por membros de instituições públicas e privadas, assegura a participação comunitária na elaboração e implementação de programas de habitação de interesse social no município. Também gere o Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social.
Na gestão do prefeito está ocorrendo grandes avanços na habitação popular. Desde 2011, Murilo já entregou 5 mil habitações populares e deverá construir pelo menos mais 2 mil até o final do mandato. Deixará ainda em obras ou em projeto pelo menos mais 3 mil. Murilo é o prefeito que mais construiu e regularizou habitações populares na história de Dourados.