Pela primeira vez em Dourados, a Conferência de Assistência Social será aberta com uma apresentação teatral. Esta 11ª edição da Conferência de Assistência Social, que traz o tema: “Consolidar o Suas de vez rumo a 2016” será aberta na próxima quarta-feira (8), às 19h, no Teatro Municipal de Dourados.
Ás 20h será apresentada a peça: “Esmola é uma coisa, Assistência Social é outra”, que tem a duração de 45 minutos e é aberta ao público em geral.
A apresentação é do Grupo Oca (Organização Cultural e Artística de Dourados). De acordo com a secretária de Assistência Social, Ledi Ferla, a peça é uma memória de como a Assistência Social se consolida como política pública nos últimos 20 anos.
A peça trás um recorte entre as práticas de ‘favores’ antes da Loas (Lei Orgânica da Assistência Social) e as mudanças para a práticas dos direitos após ser levada à política pública, agora com a criação do Suas (Sistema Único de Assistência Social).
O Grupo Oca de Dourados nasceu a partir de um movimento iniciado no curso de Artes Cênicas da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), com o propósito de fomentar a cultura no município, através da participação e mobilização dos artistas douradenses e da criação de projetos de propagação das mais diversas manifestações culturais junto à população.
De acordo com Ledi Ferla, mantém atores profissionais e está apresentação também trará a participação de usuários do Cras da Vila Cachoeirinha. “Será uma apresentação muito bonita, onde as pessoas vão poder entender a política de assistência social do nosso município, todos estão convidados a participar”, disse Ledi Ferla.
Conferência
A segunda parte da XI Conferência de Assistência Social de Dourados será na quinta-feira (dia 9) no anfiteatro da Unigran, com palestra a partir das 8h. O público alvo são delegados, trabalhadores, membros da rede de assistência social do município, servidores e autoridades.
O inicio das atividades será ás 7h30 com a leitura aprovação do Regimento Interno. Às 8h será proferida a palestra “Pacto Republicano no Suas rumo a 2016: Suas que temos e o Suas que queremos”, com a mestre em Serviço Social, professora Valdete de Barros Martins. Às 8h40 terá debate e apresentação dos eixos que serão debatidos: 1) O enfrentamento das situações de desproteção sociais e a cobertura dos serviços, programas, projetos, benefícios e transferência de renda nos territórios; 2) o pacto federativo e o consolidação do Suas; 3) Fortalecimento da participação e do controle social para gestão democrática.
Das 13h às 15h haverá credenciamento dos delegados, discussões e elaboração das propostas por dimensões. Em seguida apresentação e aprovação das propostas por dimensões; às 17 será a eleição e às 18h encerramento.