A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) da Prefeitura de Dourados alerta os condutores para que tenham atenção redobrada ao transitar pela rua Olinda Pires de Almeida, sempre muito atentos à nova sinalização da via. Dessa forma, todos se beneficiam das mudanças implantadas na rua com objetivo de dar mais fluidez ao tráfego.
A sinalização vertical e horizontal da rua Olinda Pires está modificada no trecho entre as ruas Afonso Pena (bairro Vila Aurora) e Santos Dumont (Jardim Murakami). Entre a rua Afonso Pena e a Presidente Vargas, a rua Olinda passou a ser mão única. Já no trecho entre a Presidente Vargas e a Santos Dumont, o sentido é de mão dupla.
A via ainda se tornou preferencial na maior parte do trecho. Seguindo por esta, o motorista deve parar somente nos cruzamentos com as ruas Balbina de Matos, Floriano Peixoto, Albino Torraca, avenida Presidente Vargas (onde foi instalado um semáforo), ruas Toshinobu Katayama e Hayel Bon Faker.
Também foi determinado espaço para estacionamento conforme a caixa de rua. As vias mais largas permitem estacionamento dos dois lados da via, já as mais estreitas permitem somente de um lado ou de nenhum dos lados. Os pontos em que estacionar é proibido, o meio fio está pintado de amarelo e há placas indicativas.
A via está hoje uma das mais bem sinalizadas de Dourados. Além disso, foi totalmente recapeada entre os trechos entre a rua Balbina de Matos e avenida Presidente Vargas para garantir mais segurança ao tráfego.
“Pedimos aos condutores que respeitem os limites de velocidade e prestem atenção à sinalização, para que sejam evitados acidentes neste período de adaptação”, afirma Ahmad Hassan Gebara, o Mito, diretor presidente da Agetran. Agentes de Trânsito estão trabalhando no local para orientação aos motoristas.
Ele ainda reforça o alerta aos condutores de ônibus que levam estudantes às universidades que estão instaladas daquela região. Um trabalho de orientação foi realizado pelos agentes de trânsito com este público que deve utilizar a Olinda Pires como alternativa de rota.
ORIENTAÇÃO
A mão única da Olinda Pires no sentido Oeste/Leste (da Afonso Pena para a Presidente Vargas) é para combinar no Sistema Binário com a rua Manoel Santiago, que é preferencial mão única na mesma região no sentido Leste/Oeste. Através deste sistema, é implantada uma rua que vai num sentido e outra que segue no sentido contrário, para garantir mais fluidez ao trânsito na mesma área da cidade.
A medida deve melhorar o tráfego para todos. Isso porque antes o ônibus chegava à Fadir/UFGD (Faculdade de Direito e Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados), Anhanguera e Unigran pela rua Manoel Santiago que é mão única. Ao sair das faculdades para seu destino de retorno, a única via de mão única na região era a rua Monte Alegre, que já fazia combinação em Sistema Binário com a rua Ponta Porã, era mais distante da Manoel Santiago e ficava abarrotada. Hoje, o fluxo poderá ser desviado pela Olinda Pires que foi preparada para essa mudança.