Será realizado nesta quarta-feira, dia 13, às 18h, o concurso Miss e Mister Indígena/2016 que acontece nas dependências da Vila Olímpica, na Aldeia Jaguapiru. Nesta 6ª edição foram feitas 45 inscrições, mas na seletiva 20 candidatos foram selecionados, sendo dez meninos e dez meninas, conforme prevê o regulamento.
A seleção aconteceu no sábado, 9, no Espaço Tio Nico, na Aldeia Jaguapiru. A seletiva reuniu os organizadores do concurso, familiares e amigos dos inscritos.
O concurso é realizado pela prefeitura, através do Ceaid (Coordenadoria Especial de Assuntos Indígenas de Dourados). Pelo regulamento, podem participar do concurso meninas e meninos, nas idades entre 15 a 23 anos, que residem nas aldeias de Dourados (Bororó, Jaguapiru e Panambizinho) e que sejam das etnias terena, guarani-kaiowá e guarani-nhandéwa. Um dos critérios do concurso é que o concorrente tem que ser filho de indígenas, não deve ter filhos.
Os vencedores vão receber a faixa dos jovens Amirele Porto Machado, 17 anos, e Diogo de Souza, 18 anos, ambos da etnia guarani e residentes na aldeia Jaguapiru, que venceram a 5ª edição do concurso Miss e Mister Indígena/2015.
Seminário
O concurso sempre acontece um dia antes do inicio do Seminário Regional dos Povos Indígenas, que este ano está em sua 3ª edição e que vai acontecer entre os dias 14 e 15, na Aldeia Jaguapiru. Este ano o tema é: “Dinâmica da Cultura Indígena no Século XXI”.
De acordo com a assessora técnica da Ceaid, Itaciana Santiago, o objetivo do evento é discutir propostas visando melhorar a política pública para a população indígena de Dourados. Hoje são algo em torno de 15 mil indígenas existente nas aldeias Jaguapiru e Bororó, considerada o maior contingente populacional do País, concentrada em uma área de 3.500 hectares.
O evento é direcionado a comunidade em geral, profissionais liberais e a população indígena e acontece na Vila Olímpica.
Programação – A abertura oficial acontece na quinta-feira, às 8h, com apresentação cultural com a presença de lideranças indígenas e os prefeitos de Dourados, Murilo e de Itaporã, Wallas Milfonts.
Após haverá palestra magna com o professor Levi Marques da UFGD (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) com o tema: “Temática: Direito e Cultura dos Povos Indígenas”.
Outra palestra será com o professor João Izaque com o tema: “Temática: Saberes Tradicionais”.
Às 10h30 às 11h20 haverá debate com os palestrantes.
Para encerrar o evento no período haverá rezas, com os rezadores tradicionais das aldeias.
No período da tarde estão programados eventos esportivos.
Na sexta-feira, o evento será aberto às 7h com café da manhã e apresentação cultural. Às 9h acontece palestra com a socióloga Jaqueline Porto com o tema: “A dinâmica de Jovens na aldeia de Dourados” em seguida palestra com a psicóloga Elizete Moreira que vai falar do tema: “A dinâmica de famílias indígenas de Dourados” a terceira palestra será com a enfermeira Indianara Machado
Que vai proferir o tema: “A dinâmica de Jovens na aldeia de Dourados”. Em seguida haverá debates, almoço. A partir das 14h será realizado atividades esportivas até às 17h.