Um local adequado e uma equipe de atendimento multiprofissional que desafogasse as unidades de saúde de Dourados, focada no público infantil. Este sempre foi o objetivo em toda a busca pela implantação da Policlínica de Atendimento Infantil – Flamarion Capilé, encampada pela prefeita Délia Razuk desde quando era vereadora e, dois anos após a inauguração, a unidade se consolida naquilo para que foi criada.
Completando 42,7 mil atendimentos/procedimentos desde quando a estatística começou a ser formada em setembro de 2017, até abril de 2019 já foram mais de 10 mil, graças à estruturação da equipe que está ampliada. “Uma das causas desta ampliação no atendimento é a estruturação da equipe. Entraram mais uma psiquiatra, aumentando para dois, uma assistente social, um fonoaudiólogo, aumentando para três, uma psicóloga, aumentando para cinco, um neuropediatra e mais uma odontopediatra, aumentando para cinco também. Destes, três profissionais entraram em 2019”, conta a coordenadora geral da unidade, Valéria Milan Mattos.
Conforme Valéria, a unidade cresceu em atendimentos e profissionais e já aparece como referência para as famílias. “Hoje os pais já sabem que têm um local bacana para atendimento das crianças na área da saúde”, acrescenta.
Uma das maiores conquistas na área da saúde, a Policlínica de Atendimento Infantil oferece atendimentos em psicologia, psiquiatria, neuropediatria (eletroencefalograma com mapeamento e vigia), enfermagem, ambulatório de tratamento da Sífilis Congênita, pediatria, alergo e imunologia, pneumologia, fonoaudiologia, otorrinolaringologia, dermatologia, odontopediatria, ortopedia, nutrição e homeopatia pediátrica.
A prefeita Délia lembra que a PAI é uma das maiores conquistas douradenses na área da saúde. A prefeita destaca que o importante em um empreendimento não é apenas a estrutura física, mas sim, que esta unidade tome corpo, calor humano e passe a desempenhar a atividade para aquilo que foi designada. “A PAI é isso. Veio para ser uma referência. Graças à equipe que trabalha com muito amor, tem sido um local de segurança, de tranquilidade. Uma luta iniciada há quase 10 anos, que tive o prazer de colocar para funcionar”, disse a prefeita.
A proposta de convênio para construção da PAI foi inserida junto ao governo federal em 2010, quando a prefeita Délia ocupava o cargo de prefeita interina de Dourados. Após pouco mais de sete anos, o projeto foi inaugurado justamente no mandato atual de Délia, quando recebeu mobiliário e equipe e passou a atender.
A Policlínica é exclusiva para atendimento às crianças e adolescentes de forma integral, com qualidade e tem caráter articulado com a atenção básica, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e unidades hospitalares, construindo fluxos coerentes e efetivos de referência e contra referência.
A PAI tem uma área total de 1.039 metros quadrados e há na estrutura uma sala de setor de regulação e espera e sala de apoio ao diagnóstico, setor ambulatorial, setor de apoio técnico e logístico, setor de reabilitação, setor de administração, abrigo de resíduos sólidos e estacionamento para funcionários e público.