O Dia “D” de combate à Dengue e Febre Chikungunya realizado pela Prefeitura de Dourados através do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) na sexta-feira, dia 28, atingiu 1.887 domicílios visitados. O trabalho foi realizado nos bairros Jardim Flórida 2, Parque do Lago 1 e Jardim Novo Horizonte, uma das regiões mais populosas da cidade.
Durante o mutirão, foram encontrados e eliminados 70 focos de infestação do mosquito transmissor das doenças (Aedes aegypti). Além disso, 19 imóveis que não cumprem a Lei da Dengue e da Febre Amarela também foram notificados.
Para esta atividade que é intensificada, além dos agentes de endemias, o CCZ ainda contou com o apoio de militares da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada do Exército e de agentes comunitários de saúde.
O alerta a população para manter os cuidados no combate às doenças foi o principal foco do Dia “D”. Mesmo com quantidade de casos registrados considerada baixa (apenas 173 casos notificados de dengue, sendo 33 positivos, e três suspeitos de chikungunya), o controle deve ser constante já que somente com a manutenção da limpeza dos quintais é possível manter os índices.