A luta por um dos principais projetos para reestruturação rodoviária da região de Dourados, a Perimetral Sul, recebeu reforço da Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste). A palavra é do secretário de Planejamento da Prefeitura de Dourados Carlos Dobes Vieira, que, durante reunião com a prefeita Délia Razuk, ocorrida no início desta semana, teve a oportunidade de apresentar ao responsável pela autarquia, Marcos Henrique Derzi Wasilewsk, os estudos já realizados e recebeu do superintendente o sinal positivo e a promessa de apoio para a realização da empreitada.
O secretário teve a oportunidade de apresentar o que chamou de um anteprojeto, com estudos de impacto e o traçado da Perimetral Sul. Derzi, por sua vez, reforçou que o intuito da Sudeco é, justamente, promover o desenvolvimento de centros urbanos e este projeto deve entrar na pauta da Superintendência. “Tive a palavra do superintendente de que é este tipo de proposta que a Sudeco busca, em resposta a linha do governo federal de ampliar a infraestrutura do país”, disse Dobes.
A prefeita, que recebeu o superintendente por intermediação do senador Nelsinho Trad, do deputado federal Beto Pereira e do deputado estadual Neno Razuk, vislumbrou mais um grande passo para o desenvolvimento do município. “Quando iniciamos as tratativas e conquistamos a implantação de grandes empreendimentos para Dourados, como a Coamo, passamos a pensar no que precisamos para melhorar a infraestrutura de escoamento e de tráfego de veículos. Importante que a Sudeco seja nossa parceira, mais uma vez”, disse a prefeita.
Com um custo estimado em R$ 70 milhões, o projeto é a saída para o aumento do tráfego proveniente do crescimento industrial da cidade de Dourados e visa, primordialmente, estruturar o escoamento de safra e produção desviando o tráfego de caminhões e veículos pesados do perímetro urbano com a ligação entre o Distrito Industrial e a BR-163, próximo à área de instalação do grande complexo industrial da Coamo que vai trazer ainda mais movimento e expansão para o município. “O principal ponto é este. Depois, temos o motivo convencional, que é completar o anel de integração das rodovias, facilitando o trânsito e diminuindo o tráfego pesado o perímetro urbano”, explicou.
Segundo Dobes, o próximo passo é ‘refinar’ o projeto com a definição do trajeto e a construção das parcerias para a aquisição das verbas federais que permitam a realização do empreendimento. “É uma obra de impacto regional e eu tenho certeza que, com o apoio da Sudeco, e a contrapartida da bancada de MS, teremos um grande avanço não só para Dourados, como também para as dezenas de municípios vizinhos que têm em nossa cidade um polo de serviços”, finalizou o secretário.