Durante o ano de 2014 o município de Dourados recebeu em torno de 277 mil turistas, o que representa uma média mensal de 23 mil. Os dados são de uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Turismo da Prefeitura, que funciona dentro da Semdes (Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável).
A maioria das pessoas visitou a cidade para turismo de negócios. Em seguida está grupo que esteve no município para participar de eventos e em terceiro aqueles que buscaram atendimento especializado em saúde. O estudo leva em conta pessoas que pernoitam no município, utilizando-se da estrutura turística da cidade.
A pesquisa também levantou o número de empresas e de empregos. Os dados mostram que o município possui 153 empresas do trade turístico, sendo que 63,57% são restaurantes e 20% do setor de hospedagem.
Em relação à geração de emprego o setor comporta-se igualmente muito bem. O turismo empregou diretamente 1.740 pessoas no ano de 2014. Há ainda os prestadores de serviços terceirizados à empresas do trade que não foram mensurados.
“O turismo é um setor importante em Dourados. Como poder público nós buscamos apoiar o trade na organização e no fomento e os resultados são excelentes”, afirma o prefeito Murilo. Desde o início do governo em 2011, o prefeito Murilo tem procurado promover grandes eventos em Dourados e criar meios para favorecer a atividade turística. “Somando-se esse esforço ao zelo dos empresários que investem na ampliação dos seus negócios e no bom atendimento aos turistas, o resultado tem sido muito positivo”, acrescenta o prefeito.
O turismo de negócios e eventos refere-se ao conjunto de atividades turísticas decorrentes dos encontros de interesse profissional, associativo, institucional, de caráter comercial, promocional, técnico, científico e social. As universidades, e os setores sucroenergético e serviços tem gerado muitos eventos em Dourados.
Já o turismo de saúde constitui-se das atividades turísticas decorrentes da utilização de meios e serviços para fins médicos, terapêuticos e estéticos. Como pólo regional forte e com hospitais, centros odontológicos e clínicas de estética que figuram entre as melhores do país, a cidade recebe pessoas para tratamento até da região norte do país e do Paraguai.
A organização do setor rendeu a Dourados condição de referência no turismo em Mato Grosso do Sul. O município ficou novamente na categoria ‘Colher’, a mais alta no ‘Programa de Classificação dos Municípios’, desenvolvido pela Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul). Na primeira fase em 2013, apenas Dourados e Bonito estavam nessa categoria no Estado. Agora em 2014, Corumbá e Campo Grande também entraram.
Os critérios para a avaliação são infraestrutura turística (peso 51,08%), governança (25,11%), sustentabilidade do município (13,85%) e gestão pública municipal (9,96%). Dourados evoluiu no potencial turístico de 2013, quando obteve 164,5, para 2014, subindo para 189 pontos.
Em Dourados, em 2014, a infraestrutura turística obteve 85 pontos, a governança 54 pontos, a sustentabilidade do município 27 pontos e gestão pública municipal 23 pontos, totalizando os 189 pontos. Assim o município ficou em segundo no Estado, atrás apenas de Bonito, que chegou a 195 pontos. As categorias do programa são semear, nascer, frutificar e colher.
De acordo com a turismóloga Rejane Delvalle Morinigo, coordenadora do Núcleo de Turismo, a realização de grandes eventos pela Prefeitura, como o Canasul & Agrometal, a Feira do Empreendedor, o Dourados Brilha, as festas juninas, o carnaval, a Festa do Peixe, e os festivais gastronômicos, são fundamentais para consolidar Dourados como pólo turístico de eventos.
A participação da iniciativa privada, segundo Rejane, é igualmente importante na atração de turistas para Dourados. Todo ano acontecem muitas formaturas, shows, simpósios, mostras tecnológicas e reuniões de negócios, atraindo milhares de turistas. A estrutura de saúde, de comércio e serviços, as redes gastronômicas, de bares e casas noturnas completam a gama de atrativos.