As escolas municipais de Dourados receberam mobiliários novos e modernos, que fazem parte das ações do prefeito Murilo em prol de estratégias que visam a melhoria na infraestrutura das escolas. O trabalho é desenvolvido com o objetivo de tornar os espaços adequados e agradáveis para que os alunos se mantenham estudando.
São pelo menos 4,4 mil kits de carteiras e cadeiras adquiridos em parceria com o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) pelo PAR (Programa de Ações Articuladas), através de compromisso firmado entre a prefeitura e o FNDE/MEC (Ministério da Educação). O investimento é de R$ 1 milhão.
Os novos móveis escolares são totalmente baseados nas determinações da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A carteira e a cadeira do aluno são baseadas conforme o nível de ensino.
Com esses equipamentos, foi possível reestruturar duas salas em cada escola do município. “Há muitos anos não existia essa troca de mobiliários, então para nós é muito bom poder levar isso até as escolas”, explica a secretária de Educação, Marinisa Mizoguchi.
As demais salas de aula que não receberam esses móveis novos, não ficam desassistidas. Através de uma parceria entre a Semed (Secretaria Municipal da Educação) e o presídio, todas as carteiras e cadeiras da rede municipal são reformadas.
“Além da questão social de levar trabalho aos detentos e contribuir para a reinserção no mercado, para nós da prefeitura o custo é menor e podemos deixar a estrutura sempre pronta para receber os alunos”, relata a secretária.
LOUSA DIGITAL
Além do novo mobiliário, a prefeitura ainda recebeu a lousa interativa digital. Foram contempladas nessa primeira etapa, 21 instituições de ensino do município que receberam uma unidade cada. Professores, coordenadores e estagiários da STE (Sala de Tecnologia), realizaram curso de capacitação para manusear o equipamento.
Segundo a secretária, com o acesso ao novo equipamento de tecnologia, o objetivo é motivar os alunos e fazem com que passem mais tempo na escola. Por isso, a prioridade é atender com esse recurso os alunos do 9º ano.
“Nós sabemos através de pesquisas científicas que o aluno está cansado da aula tradicional. Com isso, muitos ao invés de ingressar no ensino médio, acabam buscando espaço no mercado de trabalho para ganhar algum recurso. Modernizando a sala de aula, tendo uma aula diferenciada e atrativa, pretendemos motivar esses jovens a concluírem os estudos”, explica a secretária.
O cuidado com a estrutura das escolas, faz parte das ações do prefeito Murilo em prol da Educação. Além dos prédios, ainda há atenção voltada à qualidade de ensino. Bibliotecas reestruturadas, formação continuada para os professores, aulas de reforço escolar, esporte e lazer para os alunos, entre outros.
Também foi implantado pelo prefeito os kits de material e uniforme escolar, para que todos os alunos se sintam iguais dentro da escola. Com todas as ações implementadas, o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) tem aumentado em Dourados e a gestão recebido vários prêmios por seu desempenho.