O prefeito Murilo recebeu na manhã desta terça-feira (18) o secretário de Infraestrutura do Governo do Estado, Marcelo Migliori, e o diretor-presidente da Sanesul, Luiz Carlos da Rocha Lima, para discutir investimentos na melhoria da infraestrutura em Dourados. Em pauta o distrito industrial, o abastecimento de água nas sitiocas e a reparação do asfalto nos casos de cortes para instalação de rede de água.
Com relação ao distrito, o secretário informou que até o final de setembro deve estar licitada uma empresa para construir uma rotatória na MS-156, na frente aos residenciais Jardim Guaicurus e condomínios Dioclécio Artuzi. Isso evitará o congestionamento em horário de pico por conta de veículos que param no meio da pista quando precisam sair da rodovia pela esquerda.
Migliori também informou que o Estado está contratando uma empresa ara fazer a manutenção da rodovia, que liga a BR-163 ao distrito, e as vias internas asfaltadas. Enquanto isso, técnicos do Estado fazem o estudo para a urbanização do distrito, com abertura de novas ruas, drenagem, asfaltamento e instalação de energia e água. Com o estudo pronto, o Estado estabelecerá prioridades junto com a Prefeitura e empresas e começará as obras.
Durante a reunião, que teve a participação também de diretores de empresas instaladas no distrito, o prefeito Murilo anunciou um mutirão de limpeza no distrito a ser realizado quando a empresa contratada pelo Estado iniciar a manutenção das ruas. A ação faz parte da parceria com o Governo do Estado para melhorar o distrito, que hoje gera mais de 3 mil empregos.
Sitiocas – Na segunda parte da reunião, Prefeitura e Sanesul discutiram a implantação de um sistema de abastecimento de água nas sitiocas Ouro Fino, Alvorada e Campo Belo I, II e II. Essa modalidade de loteamento criada nos anos 80 e 90 não previa infraestrutura, como ocorre hoje.
A Sanesul informou que dois poços profundos do pacote de seis a serem perfurados em Dourados já atenderão as sitiocas. Um deles será ao lado da ETA (Estação de Tratamento de Água), onde será feito também um reservatório.
O próximo passo será a implantação de rede de água, mas isso demora um tempo por causa do processo licitatório e implantação das redes, não sendo inferior a dois anos. Porém, a água já será disponibilizada em breve para os moradores com retirada em sistemas instalados próximos aos poços profundos.
Asfalto – Murilo também discutiu com o Governo do Estado e a Sanesul uma parceria para que a Prefeitura assuma a reparação dos locais de cortes feitos pela empresa para ligações de água. A Sanesul faz em média 600 ligações de água por mês em Dourados. Cada corte gira em torno de 6 m².
O problema é que as empresas terceirizadas contratadas para tapar os buracos fazem serviço de péssima qualidade, deixando canaletas mal fechadas nas ruas prejudicando o trânsito. A Prefeitura quer executar o trabalho para evitar esses transtornos à população. O sistema de convênio para esse serviço está em discussão na Sanesul.
Murilo ressalta que esse tipo de serviço mal feito gera mais gastos para a Prefeitura que, posteriormente precisa refazer o trabalho, desperdiçando dinheiro público. O convênio seria uma forma de economizar dinheiro neste momento de contensão de gastos.
Participaram da reunião também o vice-prefeito Odilon Azambuja e os secretários Jorge De Lúcia (Infraestrurua e Desenvolvimento) e Luis Roberto Araújo – Beto (Planejamento), o procurador-geral do município Ilo de Farias Machado e ainda o gerente regional da Sanesul, Paulo Cesar Torraca.
O vice-prefeito Odilon aproveitou para tratar dos trechos esburacados da MS-270, entre a localidade de Pé de Galinha e o distrito de Itahum, cuja obra de restauração foi entregue a pouco tempo. Migliori informou que o Estado já notificou a empreiteira para refazer o trabalho nos pontos mal feitos.