Determinado a retomar a Festa do Peixe o prefeito Murilo buscou o MPE (Ministério Público Estadual) e conseguiu encontrar um caminho para realizar uma das mais tradicionais festas de Dourados. Na manhã desta segunda-feira um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) foi assinado pelo prefeito e o promotor Luiz Gustavo Camacho Terçariol, da 12ª Promotoria de Justiça de Dourados, garantindo a festa.
A festa acontece no Parque Ambiental do Rego D`Água Primo Fioravante Vicente, localizado na região sul da cidade, na confluência do Grande Água Boa, Grande Itália e Cachoeirinha, entre os dias 31 de março e 5 de abril. Além do campeonato de pesca, haverá shows, praça de alimentação, feira de verduras e atrações esportivas e culturais.
Murilo havia cancelado a festa no ano passado, porque foi vetada a venda de peixe no local. Ele entende que não faz sentido a festa sem o oferecimento do pescado produzido em Dourados ao natural diretamente à população. O prefeito também resolveu mudar o local da festa, que aconteceu nas suas 10 primeiras edições no Parque Antenor Martins. Este ano será no Rego D`Água, valorizando o novo parque e prestigiando a população de uma das maiores regiões da cidade.
“Demorou mais conseguimos encontrar o caminho para atender a população dentro da Lei”, disse Murilo, no MPE. “Foi um termo bem formulado, com o objetivo de evitar qualquer questionamento legal”, acrescentou o promotor. Terçariol afirmou que o termo garante a realização também das próximas festas, desde que realizadas dentro dos quesitos estabelecidos, sem a necessidade de uma nova negociação.
Pelo acordo com o MPE, a 11ª Festa do Peixe vai colocar à venda o peixe fresco. O produtor abaterá o pescado no Frigorífico Tabebuia. Será vendido ao consumidor na festa resfriado (não congelado), desta forma preservando-se as características naturais do alimento. Serão oferecidas 4 espécies: pintado, tilápia, pacú e catfish. A venda do peixe fresco começa no dia 31 (terça-feira) e segue até o dia 3 de abril (sexta-feira).
Murilo afirma que a festa, além de retomar uma tradição cultural da comunidade, ajuda a incentivar e desenvolver uma atividade muito importante no município, que é a piscicultura. “Dourados é uma das melhores cidades do Brasil para a criação do peixe em cativeiro, devido aos bons índices de insolação e PH da água. Estamos trabalhando para concluir o frigorífico que vamos repassar à MS-Peixe e que fecha o ciclo da produção”, disse o prefeito. Ele informou ainda que na sua gestão a prefeitura apoiou no processo de legalização e credenciamento de dois frigoríficos, o Douramar e o Tabebuia.
As atividades normais da festa acontecem entre 1 e 5 de abril. Nesse período haverá praça de alimentação no parque, oferecendo alimentos à base de peixe e bebidas. Também haverá uma feira de verduras e legumes da produção da agricultura familiar de Dourados.
À noite haverá shows com artistas locais. A agenda artística será fechada no domingo, às 17h, com o show de “Os Peraltas”, consagrado como um dos maiores shows infantis do Brasil. Durante o dia também haverá atividades e competições esportivas.
O tradicional torneio de pesca será realizado no mesmo formato das edições anteriores, com várias modalidades e premiação, incluindo uma moto na categoria principal para o maior peixe. A colocação dos peixes no lago do parque foi realizada na tarde desta segunda-feira. A Guarda Municipal já elaborou um plano de segurança para garantir que ninguém pesque até o início do campeonato e fora dos horários estipulados durante a competição. A inscrição custa R$ 10 e está sendo feita na Semdes (Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável), na Avenida Weimar Tores, 1.680-B.
Durante a reunião no MPE a diretora de Semdes, Elizabeth Salomão, presenteou em nome da equipe de organização da festa, o prefeito Murilo e o promotor Terçariol com uma camiseta personalizada da festa. “é pelo esforço de vocês dois para que a festa seja realizada”, disse a diretora.
A 11ª Festa do Peixe é uma realização da Prefeitura de Dourados e Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), com apoio da MS-Peixe. As secretarias envolvidas são a Semafes (Secretaria de Agricultura Familiar e Economia Solidária), Semdes (Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável), Funed (Fundação de Esporte de Dourados), Secretaria de Cultura, Secretaria de Serviços Urbanos, Imam (Instituto de Meio Ambiente) e Guarda Municipal.