A Caravana da Saúde realizada pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Dourados já recebeu milhares de pessoas na manhã desta sexta-feira (15), primeiro Dia “D” de mobilização do evento no Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão, o “Jorjão”. O bom atendimento recebido no local vem sendo elogiado pelos visitantes e usuários que estão em busca dos serviços.
“São todos muito educados com a gente”, afirmou Laurinda Messa de Souza, 68, dona de casa, que consultou dermatologista. Ela ainda conta que acha interessante a realização de Caravana que atende em regime de mutirão. “Eu achei muito legal porque a gente vê muita gente sendo atendida, fazendo até cirurgias como a dos olhos”, complementou.
A psicóloga Daniele Souza Fernandes, 25, também ressaltou que o evento está muito organizado. “Eles instruíram bem as pessoas para poder atender a gente, para direcionar os lugares certos de atendimento. Gostei bastante”, relatou.
Ela contou que o atendimento em Caravana vale a pena, principalmente pela quantidade de gente que está esperando na fila do SUS (Sistema Único de Saúde), “muitas vezes por procedimentos simples”. “Vai adiantando esse processo”, pontuou.
Nesta sexta-feira começaram as consultas de especialidades médicas, como urologia, ginecologia, otorrinolaringologia, dermatologia, entre outros. A intenção é atender aqueles que já estavam na fila a espera dos procedimentos. A partir desse atendimento, os pacientes recebem encaminhamentos para exames ou cirurgias, se for o caso.
As consultas realizadas na Caravana são mediante agendamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde, respeitando a prioridade estabelecida pelo Sisreg (Sistema Nacional de Regulação). Milhares pessoas já compareceram.
Além dessas consultas, ainda continuam as oftalmológicas em regime de demanda espontânea, ou seja, para fazê-las basta o usuário procurar a Caravana da Saúde. O objetivo é atender prioritariamente o público acima de 55 anos de idade, para rastreamento de casos de catarata. As cirurgias para esta doença serão realizadas durante o evento.
Também serão feitos agendamentos para cirurgias eletivas de outras especialidades durante a Caravana, com apoio da rede hospitalar. Essas serão iniciadas após a realização dos Dias “D”.
Ainda como parte da Caravana há a participação de, pelo menos, 40 parceiros voluntários que estarão no “Jorjão” até domingo levando uma série de serviços. Entre estes o Hospital do Câncer de Barretos fazendo mamografia e exame preventivo contra o câncer de colo do útero, Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito), Polícias Civil, Rodoviária Federal, DOF (Departamento de Operações de Fronteiras), Corpo de Bombeiros, entre outros, levando vários serviços.
Além de deixar infraestrutura com novos equipamentos, o evento tem como principal objetivo desafogar a fila de espera por atendimento no SUS. Isso atende uma luta antiga do município e é também resultado de um trabalho de busca da prefeitura por mais apoio para ampliar o acesso da população aos serviços.