Com investimentos no profissional, através de capacitações; na estrutura física, com reformas de unidades; no aluno, com excelente alimentação, kit de material e uniforme, a prefeitura de Dourados tem apresentado grandes avanços na educação, tanto infantil como fundamental. São ações planejadas pelo prefeito Murilo e executadas pela Semed (Secretaria Municipal de Educação) que garantem um ensino eficiente e de qualidade.
A secretária Marinisa Mizoguchi lembra as inúmeras dificuldades encontradas ao assumir a pasta, mas ressalta que tudo foi se resolvendo a partir de planejamento e do debate em torno da melhoria do ensino, fundamentado nas ações de reestruturação e alinhamento das iniciativas.Ela entende que, por conta de todo esse processo de inovação, a educação em, Dourados passou a ter uma nova história.
Investimentos – Entre outros, a Prefeitura de Dourados através da Semed tem promovido uma série de investimentos na educação. A aquisição do planetário digital; da lousa digital; as capacitações através do NTEM; reserva técnica compartilhada, e ainda está em construção o referencial curricular, aguardando as Contribuições sugeridas pela nova Base Nacional Comum, sendo que as Unidades de ensino da Rede, durante esta semana, estão estudando as novas propostas, essas delineadas pelo MEC.
Na área de educação especial também houve investimentos. Hoje o município conta com mais de 600 alunos com algum tipo de deficiência e destes, 167 contam com o apoio educacional. A rede disponibiliza também o atendimento da Sala de Recurso Multifuncional, sendo 36 implantadas em escolas e 03 em Ceims onde estão matriculados 468 alunos.
Como o objetivo de promover um espaço de inclusão em que se reúnem alunos com e sem deficiência, das escolas municipais, a Semed promoveu uma noite cultural, para apresentações de várias modalidades, como canto, dança, dramatização, desfile, declamação de poesias e outros.
Também houve investimentos na área física das escolas, como reformas, novos conjuntos de mesas e carteiras. Serão entregues às unidades escolares da Rede Municipal de Ensino aproximadamente 4.400 kits de mobiliário, totalizando um investimento aproximado de R$ 1 milhão.
Para o transporte escolar o município conta com uma frota de 15 ônibus próprios e 58 ônibus terceirizados que garantem o transporte dos alunos das aldeias indígenas e dos distritos, sendo que 08 deles são adaptados para deficientes.
Na área de nutrição a prefeitura investiu bastante para garantir qualidade e um cardápio variado preparado por nutricionistas. Um diferencial na merenda escolar de Dourados é a priorização da compra do alimento produzido na agricultura familiar.
De acordo com a secretária Marinisa – que nesta quinta recebe um prêmio em São Paulo, da Sociedade Brasileira de Educação e Integração (SBEI) – a educação Infantil atende hoje o dobro de vagas desde o inicio da gestão do prefeito Murilo. Eram atendidas 3.500 crianças de 0 a 5 anos e agora passam de 6.900. A meta da atual administração é chegar a 8 mil crianças.
Parcerias – Composta por 45 escolas (dez na área rural, sete indígenas, 28 urbanas) e 32 Ceims, a Rede Municipal de Ensino de Dourados mantém diversas parcerias e todas com o objetivo de proporcionar uma educação de melhor qualidade. Entre essas parcerias estão oMinistério Público Federal e Ministério Público Estadual, através dos quais foi implantado em Dourados o projeto MPEduc.
Alunos das escolas da Rede Municipal participaram ainda do Concurso de Desenho Taurus em Ação, uma parceria com a Semed. A campanha em favor do meio ambiente deste ano da TV Morena HDTV e a Taurus, também teve produção de texto e uma ação educativa de plantio de árvores.
Formação – O Departamento de Ensino (Secretaria Municipal de Educação) é o responsável pela capacitação dos profissionais da Reme. Das formações realizadas surgiram vários projetos, entre eles, o primeiro simulado municipal nas áreas de língua portuguesa, matemática e ciências, visando preparar o aluno do ensino fundamental para a realização da Provinha Brasil. Em 2011 o Ideb para o 5º ano era de 4.4, passando para 4.6 em 2013 e chegando recentemente a 4.9.
Outro projeto foi a ampliação do Pnaic (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa);Escola Leitora; Museu 80 anos; Leitura Criança em Cores; ABC Trava Línguas, considerado um trabalho de excelência e que foi selecionado entre os 24 melhores do Brasil; ProjetoThanksgiving; Mais Educação; Dourados Paralímpico; bibliotecas, onde Dourados será a segunda cidade do Brasil com quase 100% de bibliotecas escolares funcionando.