O trabalho do prefeito Murilo para melhorar a fluidez no trânsito de Dourados e o conforto das pessoas continua. Com recurso dos R$ 52 milhões obtidos de financiamento na Caixa Econômica Federal serão recapeados mais 12 quilômetros de ruas na cidade. Até agora, desde o início da atual administração, mais de 30 quilômetros de vias tiveram o asfalto substituído.
Constam nessa nova etapa de recapeamento as ruas Raul Frost, Fernando Ferrari/Filomeno João Pires, Balbina de Matos e Olinda Pires de Almeida (parte). Será um trabalho completo. Primeiro a Prefeitura faz a recomposição da pista, corrigindo defeitos e depois coloca a nova capa asfáltica. Em seguida a Agetran faz a sinalização horizontal (faixas) e vertical (placas).
Na região sul da cidade, a Raul Frost faz a ligação, cruzando a Rua Mozart Calheiros (W-5), dos bairros Izidro Pedroso e Parque Nova Dourados, se ligando à Avenida Vilso Gabiatti. É via principal da região, com grande movimentação, cortando também as ruas Josué Garcia Pires (W-11) e Frei Antônio (W-17).
A Fernando Ferrari, que num trecho tem o nome de Filomeno João Pires, corta um trecho importante da região leste, entre as ruas Maria da Glória e Filinto Muller, atendendo os bairros Vila Industrial e João Paulo II, Parque das Nações I e adjacências. Também serve de via de ligação para o Parque das Nações II.
A Rua Balbina de Matos dá acesso à Unigran a partir da Avenida Weimar Torres. É corredor de passagem diária de milhares de estudantes e moradores de bairros e vilas daquela região e Parque Alvorada. Sem recapeamento desde a sua construção e com bastante tráfego de ônibus, a via não suporta mais tapa buracos.
Já a Olinda Pires de Almeida liga a Balbina de Matos à Avenida Presidente Vargas. É outro corredor importante de acesso à universidade. É usada diariamente por milhares de pessoas. Com as obras nas duas ruas, Murilo atende uma reclamação antiga da população.
Os projetos estão sendo finalizados para a execução das obras. “Muda a realidade da região; o tráfego passa a fluir melhor. Isso significa muito mais conforto para os usuários de transporte coletivo e particular que usam as vias e maior durabilidade dos veículos”, afirma Jorge Hamilton Torraca, diretor de Infraestrutura da Secretaria de Planejamento.
O diretor lembra ainda que nessa etapa de recapeamento será exigida a construção de calçadas. “É um compromisso que temos com a Caixa, o de realizar obras de acessibilidade e construir calçadas. Vamos fazer uma campanha com os moradores neste sentido. A região vai ficar muito mais bonita”, afirma o diretor.