A Secretaria de Educação da Prefeitura de Dourados realiza nesta segunda-feira, o Colóquio “Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente: Eliminação de Preconceitos e Discriminação”. O evento será na Câmara Municipal a partir das 18h.
A ação reúne autoridades nacionais e estaduais na área de educação para discutir o tema com uma ótica voltada a Dourados. Gestores da educação municipal e diretores de escolas devem participar. O evento é aberto à comunidade.
Entre os participantes estão Denise Carreira, coordenadora da área de Educação e da Unidade de Diversidade, Raça e Participação da Ação Educativa que compõe o Comitê Diretivo da Campanha nacional pelo Direito a Educação; Julia Ribeiro, oficial do Programa de Educação da Unicef e Kleber Gesteira e Matos, diretor de Políticas de Educação, Direitos Humanos e Cidadania do MEC (Ministério da Educação).
Além destes, ainda participam Luciana Ramires Fernandes da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso do Sul) e Rogério Fernandes Lemes do Comsex (Comitê de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes).
A Campanha Nacional pelo Direito a Educação e a Unicef são parceiras no programa sobre evasão, racismo e discriminação nas escolas, também desenvolvido na Reserva Indígena de Dourados. Antes do Colóquio, representantes da Campanha, do MEC e da Secretaria de Educação farão visita a escolas estaduais e municipais das aldeias.
Nesta terça-feira, às 8h30, a Campanha e a Unicef realizam uma atividade no anfiteatro do bloco 1 da Unigran. Será feita uma dinâmica envolvendo 32 pessoas, entre alunos, professores e comunidade escolar. O evento é uma avaliação dos avanços realizados desde abril, quando houve uma primeira atividade envolvendo estes grupos. A formação é para discutir a discriminação e racismo na comunidade escolar.