Até ao ano que vem Dourados poderá chegar a 90% de vias cobertas por asfalto. Isso representa quase o dobro do asfalto que havia na cidade até 2011 e é resultado de projetos elaborados a partir de recursos de emendas parlamentares e recursos do próprio município. Mas hoje o maior volume de frente de pavimentação é por conta dos R$ 52 milhões obtidos pela atual administração municipal, junto ao Governo Federal.
Só através desse recurso contraído pelo município são beneficiados 23 bairros, porém juntando aos demais projetos onde o município também investiu recursos através de contrapartida, são praticamente 50 bairros diretamente beneficiados. Muitos deles já finalizados, como o Jardim Ipiranga, Nova Dourados, Vista Alegre, Parque dos Coqueiros, Vila Cachoeirinha, Parque das Nações I e outros.
Em regiões como a do Jardim Novo Horizonte e Parque do Lago as obras avançam com drenagem e asfalto, o mesmo acontecendo na Chácara dos Caiuás e todo o grande Jardim Colibri que envolve diversos bairros. Neste último a pavimentação já está chegando às margens da BR-163, completando com asfalto todo aquele setor da cidade, assim como o Jardim Guaicurus e Poravi que também passa por essas intervenções. Ali são obras de drenagem, esgoto e asfalto.
Além dos que já foram concluídos ou estão em execução, a prefeitura vai asfaltar também o Canaã II e a Avenida Potreirito. O prefeito Murilo reafirmou na semana passada que assim que a Sanesul concluir as obras de saneamento naquele setor o asfalto será imediatamente executado. Murilo lembra que a implantação de tubulações antes da pavimentação é uma exigência para evitar que um asfalto novo seja danificado.
A prefeitura tem trabalhado também na recuperação do asfalto já com tempo de vida expirado executando o recapeamento nas principais vias de acesso. Várias delas foram revitalizadas, como a Coronel Ponciano, Monte Alegre, Eulália Pires, Ponta Porã, Presidente Vargas, Olinda Pires, todas que não apresentavam condições de receber o tapa-buracos.
Mas outros projetos de recuperação também estão em execução. É o caso da rua Raul Frost e Fernando Ferrari que recebe primeiro o trabalho de base para depois receber a capa asfáltica. Além disso, o prefeito Murilo está pleiteando junto ao Governo do Estado, recursos para revitalização das ruas centrais, beneficiando um grande quadrilátero no centro da cidade.
Reflexos – Todas essas obras na área infraestrutura, sem contar com a construção de Ceims, áreas de lazer, unidades de saúde e outras, já apresentam resultados surpreendentes. As melhorias impulsionam o desenvolvimento nos bairros e geram reflexo direto na economia. São novas empresas que surgem e, pela concorrência, fazem com que as já existentes passem a investir no aspecto visual.
Os benefícios não são somente no setor econômico, mas também na qualidade de vida dos moradores. Em todos esses pontos as famílias conviviam com a poeira nos dias de estiagem, enfrentando problemas de saúde, principalmente respiratórios. Nos dias de chuvas a lama prejudicava o acesso ao trabalho, à escola e provocava uma série de outros transtornos.
Empreendedores como João Pires e Cleber Junior, que tem negócios no Jardim Flamboyant; Luana Roth, no Jardim Colibri; Sandro Nunes no Canaã III; Eraldo Teles, no Parque dos Coqueiros; o pedreiro Jacinto Alce, morador na Vila Hyran de Matos; Zilda Bezerra, que mora na Chácara dos Caiuás; o aposentado José Orlando; a costureira Gledirma dos Santos são alguns dos que comemoram essas melhorias e que vão se juntar a muitos outros nos próximos meses.