A luta para conseguir trabalhadores em Dourados continua. Nesta quinta-feira o Ciat (Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador) oferecia 180 vagas para trabalhadores com ensino médio. E essa rotina para conseguir trabalhadores para o comércio, serviços e indústria é diária, de acordo com Ivana Jambersi, assessora especial da Semdes (Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável).
São vagas para operador de caixa, auxiliares administrativos e financeiros, auxiliares de cozinha, mecânicos agrícolas e industriais, soldador, eletricista industrial, estoquista, vendedor externo. São vagas com salários acima de R$ 1 mil. Para a área da construção civil a oferta de vagas também é permanente.
Para quem vai ao Ciat em busca de vagas o atendimento é rápido, segundo Ivana. Apenas para o atendimento no caso do seguro desemprego é que é mais demorado. Mesmo assim, Ivana lembra que o Ciat usa o sistema de senhas. São 30 de manhã e 30 a tarde, distribuídas assim que os expedientes começam. No caso do seguro são realizados entre 20 e 25 atendimentos por período, num clima de tranqüilidade.
Para a consulta de vagas é possível utilizar também o site da Prefeitura. Basta acessar o endereço ‘www.dourados.ms.gov.br’ e clicar no link ‘Balcão de Empregos’. Há também a documentação necessária e o endereço do Ciat.
O ritmo de desenvolvimento econômico de Dourados decorrente dos projetos e programas implementados pelo prefeito Murilo tem gerado a abertura de muitas vagas de empregos diariamente. O município abre em torno de quatro empresas por dia. Para suprir essa demanda Murilo criou o programa “Qualifica Dourados”, que capacita milhares de trabalhadores por ano. Mesmo assim, a demanda é tanta que falta trabalhadores.