Pelo menos 150 adolescentes entre 14 a 17 anos participam da VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente aberta na manhã de sexta-feira (24), na Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados). Eles colaboraram na elaboração de propostas que serão levadas à Conferência Estadual programada para acontecer em setembro, em Campo Grande.
Os jovens presentes na Conferência Municipal participam dos grupos de Serviços e de Fortalecimento de Vínculos dos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e entidades não governamentais, como Criança Feliz, Ação Familiar Cristã, Ceia (Centro de Integração do Adolescente) “Dom Alberto”, entre outras.
A VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente foi aberta às 7h30 com a participação da secretária municipal de Assistência Social, Ledi Ferla, representantes do CMDCA (Conselho Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente), Ministério Público, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) 4ª subseção de Dourados, Conselho Tutelar, entre outros.
O evento foi promovido pela Prefeitura e CMDCA e é realizado a cada dois anos para discutir propostas que visam o fortalecimento de políticas dos direitos humanos das crianças e adolescentes. Outro objetivo é o fortalecimento dos conselhos e de toda a rede ligada a criança e adolescentes de Dourados.
Após a abertura ouve a palestra “Política e Plano dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescente – fortalecimento os conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente. Também foi promovido um debate. Às tarde o evento retornou com discussões e elaboração das propostas pelos cinco eixos. Para finalizar foi feito a apresentação e aprovação das propostas por eixo e às 18h encerrou com a eleição dos delegados, que vão participar da Conferência Estadual, em setembro, em Campo Grande.