O Cerest (Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador) realiza o matriciamento nas Unidades Básicas de Saúde de toda a rede de Dourados. O cronograma prevê que todas as UBSs sejam contempladas ao longo do ano. A ação é uma espécie de reunião com as equipes dos postos e tem como principal objetivo a sensibilização dos profissionais para o preenchimento das notificações de agravos relacionados ao trabalho.
De acordo com a coordenadora do Cerest, Vanina Batista de Oliveira, explica que as ações melhoram a questão da apresentação dos dados. “Através dessas notificações nós podemos realizar alguns levantamentos que vão estar norteando, de fato, as ações voltadas à vigilância da saúde do trabalhador. Com isso, temos essas informações de forma responsável, coletadas pelos profissionais da ponta, que vão dar o início a todo o segmento do cuidado à saúde do trabalhador e fortalecendo a Rede Nacional de Assistência à Saúde do Trabalhador”.
Já foram contempladas com a visita da equipe do Cerest as unidades Cabeceira Alegre, Campo Dourado, Jardim Carisma, Chácara dos Caiuás, CSU e Jardim Cuiabazinho.