O Centro de Convivência da Família da Prefeitura de Dourados está realizando uma programação voltada a semana da criança, com atividades de esporte e lazer. Na quinta e sexta-feira (8 e 9), através de uma parceria com o Ceia (Centro de Integração do Adolescente) “Dom Alberto”, aconteceram atividades aquáticas e gincanas para comemorar o Dia da Criança.
Na quinta-feira as atividades realizadas no período da manhã contaram com a presença de cerca de 120 entre as idades de 7 a 13 anos. Já nesta sexta-feira as atividades contaram com cerca de 70 adolescentes entre 13 a 15 anos.
A coordenadora do Centro de Convivência da Família, Elizete Ferreira Gomes Souza, informou que na nesta quarta-feira, dia 14, o local vai receber pelo menos 90 crianças do Peti Indígena (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) para atividades alusivas ao Dia da Criança.
O Centro de Convivência da Família, que está instalado no antigo Clube Samambaia, é espaço destinado a atividades de convivência, esporte e lazer. Nele são desenvolvidas atividades direcionadas à população já acompanhadas pelos serviços da Secretaria de Assistência Social e entidades sem fins lucrativos parceiras da prefeitura.
É o caso dos CCIs (Centros de Convivência da Pessoa Idosa), Cras (Centros de Referência em Assistência Social), Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), Lar Renascer, Casa da Acolhida, entre outros. Na Semana do Idoso, por exemplo, o Centro realizou atividades a semana inteira voltadas ao público da terceira idade.
A equipe que atua no centro é composta por quatro educadores físicos, que fazem o acompanhamento nas atividades físicas e de lazer. Elizete explica a equipe do centro preparam as atividades específicas para a idade e perfil dos usuários, de acordo com a agenda. Com os idosos, por exemplo, as atividades se iniciam com um momento de convivência. Depois é trabalhada uma caminhada orientada, alongamento, ginástica, vôlei, e outros. Já para as crianças, as atividades são voltadas para brincadeiras, como gincana e atividades aquáticas, levando em consideração o forte calor que vem fazendo.
Para utilizar o local os interessados (programas sociais ou entidades) devem fazer agendamento com a coordenação do Centro de Convivência da Família. Outras informações pelo telefone 3426-0411.