A guerra contra a dengue segue em Dourados e nesta semana, agentes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), com apoio da Defesa Civil, realizou mobilização na região do Parque Alvorada, visitando residências, imóveis desocupados e ainda distribuindo panfletos informativos.
Participaram da ação 63 agentes de endemias (ACE), que realizaram a inspeção em 2113 imóveis, tendo emitido 36 notificações de imóveis conforme prevê a Lei Municipal n° 3965/2016. Foram encontrados quatro focos em imóveis e os proprietários podem ser multados, caso após análise das amostras, o resultado for positivo para o mosquito Aedes aegypti.
Os agentes de endemias e da Defesa Civil realizaram ainda uma blitz educativa, com panfletagem em frente à Escola Municipal Aurora Pedroso de Camargo, onde 2.500 pessoas, aproximadamente, foram orientadas sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do Aedes aegypti e, consequentemente, evitar casos de arboviroses (dengue, Chikungunya e Zika).
Aproveitando a mobilização, o CCZ realizou vacinação antirrábica em cães e gatos e ainda foi realizado também um atendimento de denúncia do setor veterinário.
“Essa foi uma ação concentrada no Parque Alvorada e temos que agradecer muito a participação e o acolhimento da população. Em breve vamos repetir esse trabalho em outras regiões da cidade”, explica a coordenadora do CCZ, Priscila da Silva.
O CCZ atende de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, na rua Vicente Lara, n° 855 – Jardim Guaicurus, ou ainda pelos telefones 67 3411-7753 (ligação e WhatsApp) e 2222-1208 (apenas ligação), para denúncias de imóveis e orientações sobre animais sinantrópicos (escorpiões, morcegos, pombos, etc.). Para informações sobre o setor veterinário, entre em contato pelo 67 99960-9028 (WhatsApp durante horário de atendimento do CCZ, demais horários em atendimento de plantão apenas por ligação).