O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) da Prefeitura de Dourados vai realizar uma ação na praça Antônio João neste sábado, dia 15. Serão diversos serviços oferecidos, além de conscientização sobre o papel de todos na prevenção contra doenças.
Entre as atividades serão realizadas a doação de animais que já estarão castrados e vacinados. São aqueles que pelos mais variados motivos foram encaminhados ao CCZ e agora precisam de um novo lar.
Na praça os donos de animais também terão a oportunidade de acesso a serviços que visam cuidar da saúde de seus cães e gatos. Haverá coleta de sangue em animais com suspeita de leishmaniose e aplicação de doses da vacina antirrábica.
Os agentes ainda vão buscar nos estabelecimentos comerciais da área central, focos de proliferação do Aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue e da febre chikungunya) e do flebotomíneo (transmissor da leishmaniose).
O serviço será aliado a um trabalho de conscientização através de orientações e distribuição de panfletos. O material informativo alerta sobre as zoonoses e como a população pode contribuir para evitar que doenças aconteçam.
Tanto a dengue quanto a leishmaniose tem prevenção que depende do cuidado da população com seus quintais. Manter as áreas limpas, sem recipientes com água parada, frutos e outros materiais orgânicos em decomposição, evita tanto a proliferação do Aedes aegypt quanto do flebotomíneo.