A Prefeitura de Dourados, por meio do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e Sems (Secretaria Municipal de Saúde), alerta a população sobre os riscos de ataques de escorpiões. Entre janeiro e agosto deste ano, o município acumulou 95 notificações de acidentes envolvendo o animal, número maior que todo o ano passado, quando foram registrados 55 casos.
Priscila da Silva, coordenadora do CCZ , orienta que em caso de ataque/acidente é necessário procurar uma unidade de saúde imediatamente, mesmo que a pessoa não sinta nenhum sintoma. Se possível, coletar o animal e levar junto até a unidade, para que o profissional de saúde possa identificar a espécie e agir da maneira correta.
“Caso a pessoa encontre algum escorpião deve coletar em segurança, mesmo que morto, e acionar o CCZ ou levar até a unidade. Uma dica é manter o quintal limpo, dedetizar a casa evitando pequenos insetos, em especial baratas, aranhas e grilos, pois são alimentos para os escorpiões”, ressalta.
Ela ainda orienta que é necessário checar os sapatos antes de calçar, não deixar camas encostadas na parede e fechar ralos dos banheiros e pias, para evitar que o escorpião adentre o imóvel por meio do esgoto.
Diariamente, agentes de endemias têm realizado visitas aos domicílios de Dourados para fiscalização e orientação. O CCZ está à disposição da população através do telefone (67) 3411-7753 (ligação e WhatsApp) e o (67) 2222-1208.
Confira mais algumas práticas simples para evitar a proliferação ou acidentes com escorpiões:
Verifique cuidadosamente calçados, roupas, toalhas e roupas de cama antes de usá-las;
Limpe periodicamente ralos de banheiros, cozinha e caixas de gordura;
Mantenha camas e berços afastados, no mínimo 10 centímetros da parede;
Evite que lençóis toquem no chão;
Feche frestas nas paredes, móveis e rodapés para que não sirvam de esconderijo para os escorpiões;
Use telas nas aberturas dos ralos, pias e tanques;
O acidente ocorre, geralmente, quando a pessoas encosta a mão ou pé no escorpião.
Não deixe acumular lixo e entulho nos quintais, jardins, terrenos baldios e ao redor das residências.
Evite a formação de ambientes favoráveis ao aparecimento dos escorpiões como restos de obras, materiais de construção e terraplanagem, que possam deixar acúmulo de entulho, superfícies sem revestimento, umidade etc.;
Coloque o lixo em sacos plásticos fechados para evitar baratas e outros insetos;
Mude, periodicamente, de lugar materiais de construção que estejam armazenados e lembre-se de proteger as mãos com luvas grossas na realização do trabalho;
Retire de paredes e muros plantas ornamentais densas, arbustos e trepadeiras;
Limpe terrenos baldios;
Evite a prática de queimadas em terrenos baldios, pois desalojam os escorpiões, entre outros animais;
Mantenha jardins e gramados aparados e bem cuidados.
Elimine fontes de alimento para os escorpiões (baratas, aranhas, grilos e outros pequenos animais invertebrados).