A Campanha de Vacinação contra a Influenza foi prorrogada em Dourados até a próxima sexta-feira, dia 29. Segundo o Núcleo de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, a medida foi adotada para dar mais oportunidade aos grupos prioritários buscarem tomar as doses, a fim de que o município atinja a meta que é imunizar 80% do público alvo.
Pelo menos 26 mil pessoas tomaram as doses no município até sexta-feira, dia 22, o que corresponde a 47% da população alvo. O índice está acima da média nacional (38%), mas ainda longe da meta que é atingir 80% dos integrantes dos grupos, por isso a prorrogação.
“Para garantir uma segurança, precisamos que a meta seja atingida e para isso contamos com o apoio da população que deve procurar os postos para tomar a vacina”, explica Carla Cristina Ribeiro, gerente do Núcleo de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde.
A transmissão da influenza ocorre através de partículas de secreções de pessoas infectadas ao tossir, espirrar ou contato com as mãos, por exemplo. Quanto mais gente estiver imunizada, menos vírus circulando.
Devem ser imunizadas crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, pessoas com 60 anos de idade ou mais, portadores de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, por exemplo; profissionais de saúde; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Todas as unidades básicas de saúde da família oferecem as doses em horário habitual de atendimento, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Todos devem levar às unidades de saúde carteirinha de vacinação. É importante ainda levar um documento pessoal com foto para comprovar a idade, os profissionais de saúde algum tipo de identificação do cargo e os portadores de doenças crônicas a prescrição médica ou estar cadastrado da unidade básica de saúde de referência de seu bairro.
Além de oferecer as doses nos postos, a prefeitura ainda realizou um Dia “D” no dia 9 deste mês, além de uma série de ações pontuais em locais de grande concentração de pessoas que fazem parte do público alvo. Foram percorridos, por exemplo, hospitais e espaços de convivência de idosos.