A Campanha de Vacinação contra Influenza 2015 continua em Dourados até que seja atingida a meta de vacinar 80% dos integrantes de cada um dos grupos prioritários. Até o momento, Dourados vacinou 71,91% do público alvo. As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde da Família e são a forma mais eficaz de combater a gripe.
Para alguns dos grupos prioritários, a meta foi mais do que superada. É o caso dos trabalhadores em saúde (110,08%) e das puérperas (134,28%). Ainda precisam chegar à meta, os grupos das crianças que possuem de seis meses a cinco anos de idade (64%), gestantes em qualquer idade gestacional (76,64%), indígenas (58,43%) e idosos (75,72%).
Também precisam tomas as doses pessoas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. No entanto, para estes, não há meta estabelecida para atingir.
Quem tiver incluso em algum destes grupos deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima de casa das 8h às 11h ou das 13h às 17h. Todos devem levar carteirinha de vacinação. É importante ainda estar com um documento pessoal com foto para comprovar a idade, os profissionais de saúde algum tipo de identificação do cargo e os portadores de doenças crônicas a prescrição médica ou estar cadastrado da unidade básica de saúde de referência de seu bairro.
A Campanha nacional foi encerrada na sexta-feira, dia 5, pelo Ministério da Saúde. No entanto, a orientação do órgão é para que Estados e municípios que ainda não atingiram a meta sigam aplicando as doses, como é o caso de Dourados. A vacina é o melhor método de prevenção contra a influenza.