A campanha Maio Amarelo realizada em Dourados abordou nesta quinta-feira (7) os motociclistas. A blitz educativa foi realizada na Rua Adroaldo Pizzini (Praça Pedro Rigotti), a partir das 9h. O principal alvo da conscientização foi sobre o uso da velocidade da moto, um dos principais meios de transporte em Dourados.
Segundo o coordenador em Educação da Agetran (Agência de Transporte e Trânsito), Cristian de Jesus Lelis, a maior causa de acidentes com vítimas fatais dos motociclistas é o uso de alta velocidade.
O objetivo é orientar os motociclitas, através de abordagens e materiais educativo, as vantagens em não ultrapassar a velocidade média de 40km/h. “É uma velocidade em que o motociclista consegue evitar um acidente mais grave ou fatal em caso de algum imprevisto”, alerta Cristian.
A ação teve a participação da Agetran, Detran, Sest/Senat, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiro, Polícia Militar e Auto Escola Grand Prix e Auto Escola Alvorada.
Durante todo este mês, a Agetran vai realizar a campanha Maio Amarelo. O movimento é mundial e tem como objetivo a formação de condutores mais conscientes, pois é uma das soluções para reduzir as estatísticas de acidentes de trânsito, considerados hoje uma ‘epidemia’. Em Dourados, o Movimento Maio Amarelo traz o tema: “Gentileza com Segurança”.
PROGRAMAÇÃO
A próxima ação será na terça-feira (dia 12), onde estão programadas palestras nas escolas e blitz educativa com os pais dos alunos. As palestras serão de manhã e à tarde. A programação vai contar com a participação da Agetran, Detran, Sest/Senat, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiro, Polícia Militar e Auto Escola Grand Prix.
No dia 14, será realizada blitz educativa no semáforo “Pedestre pé na faixa – motorista pé no freio”. A ação será realizada na Avenida Marcelino Pires (Praça Antônio João), às 9h. Essa ação e as demais sempre vão contar com a participação da Agetran, Detran, Sest/Senat, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiro, Policia Militar e Auto Escola Grand Prix e Auto Escola Alvorada.
No dia 19, a programação envolve palestras nas escolas nos dois período e blitz educativa abordando os ciclistas.
No dia 20 acontece outra blitz educativa no Posto da PRF, direcionado aos caminhoneiros, a partir das 9h.
No dia 26 a blitz educativa é direcionada aos condutores sobre o uso do álcool . A ação será na Rua Nelson de Araújo, a partir das 9h. No dia 28, último dia de campanha do movimento Maio Amarelo, a ação educativa será novamente direcionada ao uso de celular e cinto de segurança na Rua Monte Alegre (Ginásio Municipal), ás 9h.