A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) realizou na manhã desta quinta-feira (25) uma blitz educativa em comemoração ao “Dia do Motorista”, na Avenida Marcelino Pires, em frente à Praça Antonio João. A ação envolveu agentes da Agetran e integrantes da Guarda Municipal, Polícia Militar, pessoal do Sest/Senat, CCR MSVia e do Centro de Formação de Condutores Grand Prix.
A intenção é conscientizar os condutores da importância de seguir a orientação sobre seu comportamento no trânsito, evitando cometer pequenos erros que são presentes no dia-a-dia, aumentando com isso a segurança de todos que trafegam pelas vias urbanas de Dourados.
O número de acidentes com vítimas fatais, por exemplo, não só em Dourados como em todos os grandes centros, vem sendo provocado por falha humana, conforme comprovam as estatísticas, que apontam um índice de 90%.
“É necessário que esse número seja reduzido em grande escala e de forma rápida. Precisamos transmitir aos condutores uma orientação correta e de fácil entendimento, mostrando a eles que ao não obedecer as regras básicas de trânsito o risco de envolver-se em acidentes é muito maior”, explicou o diretor da Agetran, Carlos Fábio Selhorst dos Santos.
O trabalho de educação no trânsito também é defendido pela comunidade, que anseia por mais segurança ao circular pelas ruas da cidade. Essa ideia é confirmada pelo condutor de uma camionete, Alan Penteriche. “Eu vim do Paraná e hoje moro aqui. Acho bem bacana esse trabalho, pois ao vir morar aqui estranhei muito, já que o pessoal ainda desobedece muito às regras de trânsito, desrespeitando a lei. Por isso acho muito bom conscientizar o pessoal”, afirmou Alan.
Dando continuidade ao trabalho de conscientização, nesta sexta acontecerá nova ação, desta vez tendo como alvo principal os condutores de motocicletas. “Queremos atingir todas as categorias de condutores, com a convicção que os resultados serão positivos através da conscientização e educação”, completou Carlos Fábio.