A barreira sanitária seguirá em Dourados, durante o fim de semana. A ação da Prefeitura de Dourados no intuito de prevenção e combate ao coronavírus tem sido realizada na Avenida Presidente Vargas, saída para Itaporã, ponto estratégico diante do grande fluxo de veículos e pessoas.
Conforme Robson Adriane Roque Dauzacker, gerente do Núcleo da Atenção Básica, no sábado (30) e domingo (31), a barreira acontecerá das 07h às 18h.
Segundo ele, estima-se que pelo menos 2.500 veículos estão sendo abordados a cada dia.
O primeiro dia da ação foi quarta-feira (27) e dentre as pessoas avaliadas três estavam com sintomas da doença e uma apresentou febre alta. No segundo dia da ação foi constatado que uma pessoa apresentava pico febril. Em todos estes casos houve a orientação para que seguissem os protocolos de controle do Covid-19 e buscassem atendimento nas Unidades de Atendimento de Síndrome Gripal, nos bairros Santo André, Vila Índio e Vila Cachoeirinha.
Durante a barreira sanitária, equipes aferiram a temperatura dos populares por meio de termômetro digital infravermelho e fizeram entrevistas para identificar possíveis sintomas do coronavírus.
Atuam na barreira, equipes da Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária, Centro de Controle de Zoonoses, Guarda Municipal e Secretaria de Serviços Urbanos.
Orientações sobre a prevenção da dengue também foram repassadas aos populares, visto que a doença tem feito vítimas no município.
O gerente do Núcleo da Atenção Básica informou que existe a previsão de uma segunda barreira sanitária aconteça, simultaneamente, na próxima semana em Dourados.