Nesta sexta-feira (27) é celebrado o dia do motociclista e, em Dourados, um trabalho com foco na educação foi realizado pela Prefeitura, por meio da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) na avenida Marcelino Pires. Durante toda a manhã ocorreu panfletagem e orientações diversas para quem trafegava na via.
“Respeito e convívio” foi o tema central da ação. O diretor-presidente da Agetran, Carlos Fábio Selhorst dos Santos enfatizou que o direcionamento foi levar a mensagem em especial para os motociclistas e motoristas quanto a manterem a harmonia no trânsito.
A consciência quanto à velocidade segura ainda é um “gancho” que precisa ser trabalhado com a população, de acordo com o gestor de trânsito Cristian Lelis.
“Trouxemos o tema ‘na velocidade da vida’ para ressaltar que é preciso praticar o que é estabelecido para cada via, neste ponto. Nas principais avenidas da cidade, o limite é 50 km/h e quando motoristas e motociclistas adotam isso, acidentes são evitados”, pontua.
Diversas ações para garantia de mais segurança dos pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas em Dourados estão sendo direcionadas pela Agetran. O encaminhamento da prefeita Délia Razuk é que a equipe técnica direcione melhorias necessárias em cada área do município e constantemente leve à sociedade a temática de educação no trânsito.
A sinalização vertical e horizontal das vias do município passa por revitalização. A Agetran implantará semáforos em cruzamentos conforme levantamentos. Esta ação deve ser encaminhada em pontos nos quais ocorreram retirada de rotatória como na avenida Weimar Gonçalves Torres com rua Toshibobu Katayama, e na João Cândido Câmara e João Rosa Góes.
Foi a segunda blitz educativa da Agetran nesta semana em Dourados. A primeira foi realizada no dia 25 passado, data que foi celebrado o dia do motorista.
Para a Semana Nacional do Trânsito em Setembro, a Agetran já estrutura dinâmicas, palestras, blitz, entre outras atividades a serem realizadas em Dourados.