Dando continuidade à meta do prefeito Murilo de deixar a cidade próxima dos cem por cento de asfalto até ao término de sua administração, a prefeitura contempla mais um bairro com o Plano de Asfaltamento Comunitário, desta vez o Jardim Monte Carlo. O edital que prevê a convocação dos moradores já está disponível em publicação no Diário Oficial desta sexta-feira, dia 7. O início das obras depende unicamente da mobilização dos beneficiados.
A adesão dos moradores é de extrema importância. Para que o asfalto seja executado é preciso que 70% das moradias atingidas estejam inclusas no projeto. Ao todo, serão 580 beneficiados.
O valor desembolsado por cada proprietário de imóvel é de R$ 317,42 o metro linear da ‘testada’ (fachada), ou seja, o morador paga apenas a metragem que compreende a pavimentação logo a frente da fachada de sua residência. No edital está descrito o nome do proprietário de cada residência e o valor total que será pago por ele pela pavimentação. O pagamento poderá ser feito a vista ou em 36 vezes acrescido de juros.
No caso de imóveis de esquina, o dono paga apenas pela menor testada, sendo que a maior será custeada pela Prefeitura de Dourados. O município ainda paga o valor referente à metragem que compreende os terrenos públicos, incluindo os que são do Estado e da União.
As obras de drenagem serão implantadas com recursos do município num valor próximo a R$ 3 milhões. Estas serão as primeiras a serem iniciadas após a adesão mínima dos moradores e posteriormente haverá a pavimentação.
Os processos licitatórios para escolha das empresas que vão executar as obras de drenagem e pavimentação do bairro já foram realizados. Assim que confirmada a adesão mínima ao asfalto comunitário, a Prefeitura de Dourados dará a ordem de serviço para que as atividades iniciem. A celeridade é uma das grandes vantagens dessa modalidade, já que o começo da obra depende unicamente da adesão dos moradores.
A comissão de moradores há anos se mobiliza para esta conquista. O grupo fará uma reunião com a Planacon, empreiteira responsável pela obra, em data ainda a ser marcada, para definição dos detalhes de como será feita a adesão.
O asfaltamento neste bairro atende a reivindicação dos moradores que procuraram o prefeito Murilo no início deste ano para relatar melhorias que esperavam para aquela região. Eles reivindicavam também melhor iluminação pública e limpeza de terrenos, medidas de curto prazo que foram prontamente atendidas e hoje não incomodam mais os moradores.
Quanto à pavimentação, a proposta para que haja agilidade é a realização de asfalto comunitário que atende as demandas da região. Os moradores ainda pediram que o serviço fosse feito já com toda a infraestrutura e o município concedeu as obras de drenagem que serão realizadas com recursos próprios.
O cabeleireiro Vandré Nunes de Jesus, 37, tem propriedade no Monte Carlo desde 2008 e há três anos mora no bairro. Para ele, a pavimentação tem como impacto na valorização do imóvel. “Sem asfalto a valorização é uma, com asfalto é outra”, relatou.
Jesus ainda lembra os transtornos causados aos bens e à saúde. “A rua fica esburacada, causando danos aos carros. Tem também a lama quando chove e a poeira quando seca, afeta as crianças que acabam tendo alergia”, relatou.
O morador relata que a estrutura do bairro melhorou com o passar dos anos e o asfalto é o que falta. “Antes era um matagal e tinha pouca moradia. Hoje está bem estruturado, limpo, ruas abertas, bastante moradia. O que falta para ficar melhor é só o asfalto mesmo”, relatou.
Com o asfaltamento do Monte Carlo, a região norte da cidade passa a ficar com 100% de pavimentação. Para os moradores que esperam há anos pelo benefício, a esperança é a valorização dos imóveis, o fim do barro e da poeira. O asfalto comunitário já foi executado nos bairros Parque Alvorada, Jardim das Paineiras, Aline e Murakami.
Serviço – O Diário Oficial do município pode ser acessado através de link disponível no site oficial da Prefeitura de Dourados (www.dourados.ms.gov.br).