Com a missão de colocar Dourados novamente no caminho certo, depois de uma série de questões que deixaram a cidade em situação difícil, o prefeito Murilo assumiu a prefeitura em fevereiro de 2011 e pouco mais de três anos depois já contabiliza diversos avanços.
O resgate da credibilidade com uma administração transparente, investimentos de forma planejada com visão no futuro e, principalmente, a busca pela solução de problemas históricos que não foram enfrentados por administrações anteriores.
Mesmo iniciando todo esse processo pela parte administrativa, a administração municipal definiu estratégias para atacar outros setores quase que de forma simultânea. Entre as primeiras ações, retomar o crédito para atrair novos investidores e, consequentemente seguir com desenvolvimento.
Novas empresas chegaram e a prefeitura assumiu a formação de mão de obra qualificada através de programas específicos. Pelos menos quatro mil pessoas receberam formação profissional em diversas áreas até agora.
Os enfrentamentos avançaram também para o setor educacional, com a criação de mecanismos voltados para a promoção da qualidade no ensino. Entre eles, a valorização do profissional, através de capacitações, melhoria salarial e de condições de trabalho.
Para o aluno, que é o grande foco, a oferta de merenda de qualidade, escolas reformadas e a principal inovação, que é a doação do uniforme que inclui um par de tênis e um kit de material escolar. Além disso Dourados tem 12 Ceims em obras.
A saúde a exemplo de outros setores também vem passando por grandes e significativas mudanças, como o fato que ocorre até ao final deste mês de agosto, que é a transferência da responsabilidade da rede hospitalar pública para o município.
A recém criada Funsaud ( Fundação de Serviços de Saúde Dourados), assume a administração do Hospital da Vida e da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), um grande desafio que busca melhoria na oferta dos serviços à população.
Históricos – Mas a administração do prefeito Murilo enfrentou ainda outros problemas históricos e tem aos poucos dado soluções. Entre as ações que servem de exemplo de mudança, pelo fato de proporcionar vida nova, com dignidade, aos moradores estão os investimentos na Vila Cachoeirinha.
Com recursos federais, estaduais e municipais o bairro tem novo visual. Asfalto em cem por cento das ruas, agua e esgoto, energia e o principal, o fim dos alagamentos por conta de serviços executados pela prefeitura.
Também no bairro, uma ponte que por mais de 15 anos proporcionou risco de desabamento e tirou o sono daquela comunidade por muito tempo, foi substituída por uma estrutura moderna e iluminação diferenciada.
Bairros como o João Paulo II, em regiões onde nem os próprios moradores conseguiam trafegar, hoje eles veem o sonho do asfalto se concretizando. Regiões como Parque dos Coqueiros, Novo Horizonte, Parque do Lago II, Parque das Nações II, Jardim Guaicurus e muitos outros, também recebem infraestrutura e integram o projeto de asfaltamento cem por cento.
Os programas de desfavelamento, com a construção de habitações através do Minha Casa, Minha Vida também colocam Dourados em destaque. Em novos contratos com a Caixa, são mais 1.329 moradias, com investimentos de R$ 76 milhões. Dentro da proposta de zerar o índice habitacional, a meta é entregar pelo menos cinco mil unidades até 2016.
Outro grande enfrentamento da atual administração municipal é a regulação fundiária. Por conta de vários loteamentos irregulares, havia em torno de cinco mil imóveis sem escrituras no município, gerando transtornos aos proprietários e, o município deixando de receber o IPTU. Destes, já foram regularizados aproximadamente 1.600 e a meta é zerar esse índice.