O prefeito Murilo recebe autoridades, dirigentes de entidades nacionais e estaduais e empresários nesta quarta-feira para a abertura oficial da 4ª Feira Agrometal do Mato Grosso do Sul. É o maior evento do setor sucroenergético do Centro Oeste, com foco da manutenção industrial. O evento atende também a agropecuária e este ano engloba a construção civil, petróleo e gás e papel e celulose. A abertura acontece às 19h.
A Feira Agrometal acontece no Pavilhão de Eventos Dom Teodardo Leitz nesta quarta, quinta e sexta-feira, das 14h às 22h, com exposição de máquinas e equipamentos industriais, agrícolas, elétricos, veículos especiais, palestras e cursos, rodadas de negócios e muita troca de experiências sobre negócios.
Já confirmaram presenças o governador André Puccinelli e a vice-governadora Simone Tebet, e o ministro Jorge Gattini, de Agricultura y Ganadería (Pecuária) do Paraguai. Ele vem acompanhado de mais cinco autoridades e empresários paraguaios. A Prefeitura de Dourados desenvolve uma parceria para troca de experiências com o Paraguai.
A Agrometal começa nesta quarta-feira às 14h e termina na sexta-feira às 20h. Pelo menos 60 empresas estarão com estandes na feira apresentando novas máquinas, equipamentos, sistemas e soluções para a indústria, comércio, serviços e agropecuária. São 76 estandes montados na parte interna e externa do pavilhão.
As expectativas são muito boas, segundo o secretário Wladimir Santos Silva, de Desenvolvimento Econômico Sustentável. “Aumentamos a participação de empresas. Espertamos também um público maior este ano vindo das cidades vizinhas. Tudo está desenhado para o sucesso e bons negócios”, afirma Wladimir.
Na manhã desta terça-feira, o secretário, ao lado de Regiane Marques, diretoria de Indústria, apoiavam os empresários na montagem dos estandes. Entre eles, o Ceise Br (Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Bicombustíveis), que é parceiro da Prefeitura na feira. O Ceise trouxe para Dourados no seu estande as empresas Heron e Promoem, que fabricam separadores de fuligem, a Planusi, equipamentos industriais e a RGN, que atua na área de inspeção industrial. Talita Galvão Duarte e Larissa Batistotti estão em Dourados desde a manhã desta quarta-feira organizando da entidade.
Durante a feira serão 27 palestras e mini-cursos sobre áreas como segurança industrial e no trabalho, gestão industrial, agropecuária, gestão de negócios, máquinas agrícolas e industriais, lubrificação de máquinas e combustíveis, acoplamentos, gerenciamento de resíduos, NR-12 e muito mais.
Empresas também poderão aprimorar o conhecimento sobre o registro de marcas e a eficiência energética. Haverá palestra ainda sobre o ‘Etanol 2G’ ou etanol de segunda geração, abordando o sistema Proesa (Produção de Etanol a partir de Biomassa). Também haverá duas rodadas de negócios, organizadas pelo Sebrae/MS.
A 4ª Feira Agrometal do Mato Grosso do Sul é realizada pela Prefeitura de Dourados, através da Semdes (Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Dourados), e o Simme (Sindicatos das Indústrias Metal Mecânicas e de Materiais Elétricos da Grande Dourados). São parceiros o Sebrae/MS, o Ceise Br, o Gegis, o Banco do Brasil, o Sicredi, a Raizen, a Fiems, a Taurus como patrocinadora, a Passeio Turismo como agência oficial e o Hotel 10 como hotel oficial.