A Prefeitura de Dourados firmou um convênio com Escola Modelo de Língua Japonesa para oferecer bolsas de estudo para alunos das escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino). O convênio foi assinado pelo prefeito Murilo, a secretária de Educação, Marinisa Mizoguchi e representantes da comunidade nipônica de Dourados.
“Esta é uma iniciativa inédita em Dourados. A língua japonesa está entre as 10 línguas mais faladas no mundo. E a maior população de imigrantes ou descendentes de japoneses, os nikkeis, está no Brasil. Logo, aprender a língua japonesa é uma oportunidade de promover a interculturalidade e de contribuir para que os alunos tenham novas oportunidades na vida”, afirma Marinisa.
A secretária ressalta que a parceria entre a Prefeitura e a Escola Modelo representa o ideal do prefeito Murilo de inovar e melhorar a cada dia a qualidade da educação em Dourados. “É uma projeção para o futuro de nossos alunos, no sentido de melhorar a capacitação”, ressalta. Marinisa ainda explica que a parceria auxilia para que os alunos contemplados possam concorrer a bolsas no Programa Ciência sem fronteiras, que exige a proficiência em outro idioma, além do português.
Na reunião, os representantes da comunidade japonesa em Dourados entregaram ao prefeito e à secretária placas e canetas em comemoração aos 50 anos da Associação Cultural e 25 anos da Escola Modelo, como forma de agradecimento pela acolhida do povo japonês no município desde a época da sua colonização.
Estavam presentes Ailton Nakamura, presidente do Clube Nipônico de Dourados e os diretores Silvio Nasu e Mário Natsumeda; Kosuke Ono, presidente da Associação Cultural Nipo-brasileira, professora Shirota, diretora da Escola Modelo de Língua Japonesa de Dourados; José Shirota, presidente da Associação de Kyoei e Nelso Oyashi, presidente da Associação Laranja Lima.