Museus nas escolas e Ceims já chamam a atenção – Divulgação
Por iniciativa do prefeito Murilo, a Prefeitura de Dourados iniciou uma série de ações relacionadas à comemoração ao fato do município estar completando 80 anos. Dentro da campanha definida como “Dourados 80 anos – Eu conto essa História”, estão a coleta de depoimentos com pioneiros, sorteios e concursos. A Semed (Secretaria Municipal de Educação) é um das que participam ativamente desse processo, promovendo atividades alusivas à data com os alunos.
Uma delas é o projeto Museu, que tem como objetivo demonstrar através dos anos, a evolução, transmitida por nossas gerações, proporcionando aos alunos e a sociedade em geral uma viagem no tempo. Essa herança se manifesta na interação de nossa gente com o ambiente, com a natureza e com as condições de sua existência, expressada de várias formas, incluindo artesanato, culinária, danças e muitas outras.
Para promover esse resgate, coordenadores e professores de escolas e ceims sugeriram a criação de um espaço interativo que vai contar para os alunos como nasceu Dourados, assim, contemplando todas as etnias e diversidade cultural presente no município. O projeto envolve Ceim’s e escolas da rede municipal do 6º ao 9º ano. Por conta do sucesso desse trabalho, os alunos do 4º ao 5º ano também foram envolvidos na ação.
A abertura do projeto aconteceu com o Ceim Maria de Nazaré na semana passada, quando foram apresentados arquivos como registros das primeiras escolas, dos primeiros comércios, objetos antigos de valor histórico entre outros. O mesmo aconteceu na Escola Municipal Rosa Câmara quando foram catalogadas 237 peças, distribuídas entre aparelhos de Tv, relógios, cédulas de dinheiro, máquinas datilógrafas, fotos da cidade, dos ex-prefeitos, pioneiros da cidade de Dourados, entre outros arquivos e objetos coletados. Nos dois eventos houve participação de centenas de pessoas.
A secretária de Educação, Marinisa Mizoguchi explica que no dia de realização do museu, a escola reserva um espaço específico para a exibição de todo o material colhido junto aos alunos e suas famílias, a exemplo de fotografias, utensílios domésticos, documentos, máquinas de escrever, moedas fora de circulação e uma infinidade rica de objetos que deixam esta geração touch screen impressionada com aquilo que foi moda ou moderno há décadas.
Museus nas escolas e Ceims já chamam a atenção – Divulgação
São expostos todos os objetos que passaram pelos trâmites de seleção, inventário e catalogação. Todos contam com suas respectivas etiquetas de identificação que, via de regra, contém o histórico que fora levantado pelo aluno em sua pesquisa.
Estas etiquetas “dialogam” com o aluno e pai visitante, a partir do momento que são lidas, mas também há o assessoramento dos professores que acompanham as visitas. Os alunos recebem orientações referentes ao procedimento que devem adotar durante sua visita, como a necessidade de fazer silêncio, não consumir produtos alimentícios no espaço e não tocarem nos materiais que estão em exposição.
Para Marinisa, estes ensinamentos típicos de cidadania são um complemento ao aprendizado histórico, e servirão de instrução para futuras visitas que os alunos fizerem a museus no Brasil ou em qualquer lugar do mundo.
De acordo com a secretária o projeto tem grande cunho pedagógico e até ao dia 20 de dezembro, quando se comemora o aniversário da cidade, serão realizadas diversas outras atividades temáticas na área da educação sobre o tema, entre elas um concurso de fotografia, de poesia e outros, todos enaltecendo o que existe em Dourados.