Por iniciativa do prefeito Murilo, a Prefeitura de Dourados iniciou uma série de ações relacionadas à comemoração ao fato do município estar completando 80 anos. Dentro da campanha definida como “Dourados 80 anos – Eu conto essa História”, estão a coleta de depoimentos com pioneiros, sorteios e concursos. A Semed (Secretaria Municipal de Educação) é um das que participam ativamente desse processo, promovendo atividades alusivas à data com os alunos.
Uma delas é o projeto Museu, que tem como objetivo demonstrar através dos anos, a evolução, transmitida por nossas gerações, proporcionando aos alunos e a sociedade em geral uma viagem no tempo. Essa herança se manifesta na interação de nossa gente com o ambiente, com a natureza e com as condições de sua existência, expressada de várias formas, incluindo artesanato, culinária, danças e muitas outras.
Para promover esse resgate, coordenadores e professores de escolas e ceims sugeriram a criação de um espaço interativo que vai contar para os alunos como nasceu Dourados, assim, contemplando todas as etnias e diversidade cultural presente no município. O projeto envolve Ceim’s e escolas da rede municipal do 6º ao 9º ano. Por conta do sucesso desse trabalho, os alunos do 4º ao 5º ano também foram envolvidos na ação.
A abertura do projeto aconteceu com o Ceim Maria de Nazaré na semana passada, quando foram apresentados arquivos como registros das primeiras escolas, dos primeiros comércios, objetos antigos de valor histórico entre outros. O mesmo aconteceu na Escola Municipal Rosa Câmara quando foram catalogadas 237 peças, distribuídas entre aparelhos de Tv, relógios, cédulas de dinheiro, máquinas datilógrafas, fotos da cidade, dos ex-prefeitos, pioneiros da cidade de Dourados, entre outros arquivos e objetos coletados. Nos dois eventos houve participação de centenas de pessoas.
A secretária de Educação, Marinisa Mizoguchi explica que no dia de realização do museu, a escola reserva um espaço específico para a exibição de todo o material colhido junto aos alunos e suas famílias, a exemplo de fotografias, utensílios domésticos, documentos, máquinas de escrever, moedas fora de circulação e uma infinidade rica de objetos que deixam esta geração touch screen impressionada com aquilo que foi moda ou moderno há décadas.
São expostos todos os objetos que passaram pelos trâmites de seleção, inventário e catalogação. Todos contam com suas respectivas etiquetas de identificação que, via de regra, contém o histórico que fora levantado pelo aluno em sua pesquisa.
Estas etiquetas “dialogam” com o aluno e pai visitante, a partir do momento que são lidas, mas também há o assessoramento dos professores que acompanham as visitas. Os alunos recebem orientações referentes ao procedimento que devem adotar durante sua visita, como a necessidade de fazer silêncio, não consumir produtos alimentícios no espaço e não tocarem nos materiais que estão em exposição.
Para Marinisa, estes ensinamentos típicos de cidadania são um complemento ao aprendizado histórico, e servirão de instrução para futuras visitas que os alunos fizerem a museus no Brasil ou em qualquer lugar do mundo.
De acordo com a secretária o projeto tem grande cunho pedagógico e até ao dia 20 de dezembro, quando se comemora o aniversário da cidade, serão realizadas diversas outras atividades temáticas na área da educação sobre o tema, entre elas um concurso de fotografia, de poesia e outros, todos enaltecendo o que existe em Dourados.