Nesta terça-feira, 4 de outubro, se comemora o Dia Nacional do ACS – Agente Comunitário de Saúde e do ACE – Agente de Combate às Endemias, categorias que compõem a equipe multiprofissional nos serviços de atenção básica à saúde. Em Dourados, os profissionais aproveitaram a data com uma notícia que esperavam há anos. O prefeito Alan Guedes anunciou o cumprimento do piso salarial desses profissionais, atendendo uma demanda de anos da categoria.
A decisão foi tomada após diversos estudos da Secretaria de Fazenda e negociações com o Sindracse (Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias). Após analisar a viabilidade da proposta feita pelos representantes da categoria, o documento será transformado em Projeto de Lei e enviado à Câmara Municipal para ser votado.
Alan Guedes recebeu os agentes no CAM (Centro Administrativo Municipal), acompanhado de secretários de diversas pastas e de vereadores para comunicar o desfecho positivo. “Trabalhamos muito em várias mãos para encontrar uma proposta que atenda os anseios da categoria e as possibilidades da gestão e esse equilíbrio é muito difícil. Nós iniciamos a discussão com o Sindicato sobre o novo piso da categoria e o formato que esse pagamento se daria. Fizemos algumas propostas até que a categoria nos enviou uma contraproposta que nosso time de gestão teve a missão de encontrar uma alternativa adequada e nesse dia importante para a categoria podemos dizer que foi integralmente aceita”, disse o prefeito.
Diálogo e Respeito
De acordo com Marco Aurélio Amorim Bonetti, presidente do Sindracse, o anúncio feito pela Prefeitura atendendo a categoria é resultado do diálogo dos representantes com a atual gestão, definido por ele como “franco, aberto e respeitoso”. “Trouxemos uma proposta que foi do entendimento da categoria em assembleia que pudesse contemplar a todos à médio e longo prazo”, afirmou o dirigente sindical, no que foi acompanhado pelo prefeito. “Somente com diálogo, respeito e constância podemos avançar dentro do poder público”, completou Alan.
Agente comunitária de saúde há 21 anos com atuação no bairro Izidro Pedroso, Paula Sabrina Bogarin Gomes comemorou o anúncio feito pelo prefeito Alan Guedes que, segundo ela, acaba com uma aflição de anos desses profissionais. “Estamos há tempos nesta luta e esta decisão atende toda a categoria, graças à Deus. Fomos atendidos pelo pelo prefeito Alan e estamos muito felizes”, afirmou.
O encontro foi acompanhado pelo secretário de Fazenda, Everson Leite Cordeiro que apontou o caminho, agora que a contraproposta do Sindracse foi aceita. “Concluída essa fase de negociação e análise de viabilidade, o ofício vai para PGM (Procuradoria Geral do Município) elaborar o Projeto de Lei para ser encaminhado para Câmara e ser analisado pelos vereadores”, explica. Além dele, estavam presentes o procurador-geral do município, Dr. Paulo César Nunes da Silva, os secretários Wellington Rocha (Governo), Vander Matoso (administração), Daniela Hall (Assistência Social), Ana Paula Benitez Fernandes (Educação), Waldno Lucena (Saúde), Luís Gustavo Casarin (Obras Públicas), Graziele Cespedes Nascimento (GMD) e Ginez Cesar (Comunicação).
Representando a Câmara Municipal estavam o presidente da Casa, Laudir Munaretto, Sérgio Nogueira (líder do Governo na Câmara), Cemar Arnal, Liandra Brambilla, Marcelo Mourão, Maurício Lemes e Olavo Sul.