Dois tratores foram entregues no pátio do CAM e mais um está em fase de aquisição. Foto: A. Frota
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf), disponibilizará para assistência aos agricultores familiares mais três maquinários destinados a promover a distribuição de calcário nas lavouras. Serão três tratores A950 Valtra com os respectivos implementos. Dois deles foram entregues na manhã desta quarta-feira (23), no Centro Administrativo Municipal.
A aquisição foi possível graças à emenda parlamentar do senador Pedro Chaves, dentro das articulações políticas realizadas no ano de 2018 pela prefeita Délia Razuk. A conquista é fundamental dentro da proposta de fomento à agricultura familiar, responsável pela produção de 70% do alimento que chega à mesa dos cidadãos. “Fico feliz de poder, junto com as parcerias alcançadas, contribuir com o pequeno produtor e com o bom andamento das atribuições da Semaf”, disse a prefeita.
Segundo a secretária interina de Agricultura Familiar, Kallen Christiany Miranda Ferreira, o impacto positivo é grande pelo fato de este segmento ser a ponta de todo o processo. “O agricultor familiar que recebe a mecanização como amparo da administração pode retribuir sobremaneira na cadeia produtiva, economia e bem-estar da sociedade”, disse.
Segundo Kallen, a atuação da Semaf tem aumentado o contato com os agricultores e mantém parcerias para assistência em assentamentos de Itahum e nas associações de Vila Vargas, Vila Formosa, Guaçu e Macaúba, além dos quilombolas e aldeias.
Dentro da política de ampliação que a Semaf projeta, novos maquinários serão adquiridos dentro de 60 dias, frutos de outras emendas parlamentares. Ainda para Dourados, será implementado o projeto para cultivo protegido, adquirido um caminhão, equipamentos para apicultura e um veículo para o trabalho administrativo da Semaf.
“A estruturação da agricultura familiar é uma das determinações da prefeita, que sempre tem nos dado tranquilidade para fazer com que o pequeno produtor sinta-se acolhido pela administração”, disse Kallen, sobre o que a Semaf pretende fomentar ainda em 2019.