Cuidar das pessoas por meio da educação no trânsito. Com essa ideia, a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) tem cumprido uma missão diária de promover iniciativas que contribuam para trânsito mais humano, a partir da convivência harmoniosa entre condutores e pedestres.
O trabalho de conscientização para o trânsito é feito por meio de blitz educativa a cada final de mês, sempre com um tema específico, direcionado a condutores de automóveis, motos e caminhões, bem como ciclistas e pedestres.
O diretor-presidente da Agetran, Carlos Fábio Selhorst dos Santos informou que as iniciativas para melhoria do trânsito contam também com parcerias. No mês de março, a Agetran reuniu representantes do Detran, Polícia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Samu, Sest/Senat e hospitais para propor ação integrada de coleta de dados estatísticos do trânsito douradense e, com isso, ter a noção mais próxima possível da realidade local.
A educação para o trânsito seguro deve começar desde cedo. Com este pensamento, a Agetran levou noções de trânsito para jovens e adolescentes da Guarda Mirim, com aulas teóricas e atividades em vias urbanas. Também foram ministradas palestras aos motoristas da prefeitura.
Nos meses de fevereiro e março, agentes de trânsito participaram, juntamente com guardas municipais, do curso de motociclista e batedor, cujo objetivo foi preparar os profissionais para as atividades.
A segurança de escolares mereceu a atenção dos agentes de trânsito e a Agetran disponibilizou equipe para orientar o tráfego na rodovia MS-156, nos horários de entrada e saída de alunos do centro de educação infantil do jardim Guaicurus e que moram nos residenciais Dioclécio Artuzi e Harrison de Figueiredo, do outro lado da via.
Por determinação da prefeita Délia Razuk, a Agetran tem dispensado especial atenção ao Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira. No local a sinalização foi renovada com pintura das horizontais de cabeceira da pista, da numeração e também dos pontos de visada. Os serviços realizados obedecem aos padrões do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil.
Ainda para o Aeroporto, a prefeitura renovou convênio com o Corpo de Bombeiros para manutenção de equipe da corporação no local. Mais recentemente, com parceria da Polícia Federal, foram realizadas no aeroporto simulações, com exercícios simulados sequestro de aeronaves e de ameaça de bomba.
Carlos Fábio ressalta que durante os primeiros três meses de gestão, a Agetran reforçou a sinalização vertical e horizontal da cidade, com ênfase para as áreas das escolas, garantindo segurança da comunidade escolar na volta às aulas. A Agetran mantém equipe específica para a reposição diária de placas de ‘pare’, quebra-molas, estacionamento regulamentado, entre outros, em várias vias urbanas. A manutenção semafórica também é feita com frequência.
A prestação de serviços à população também é feita por meio da vistoria dos veículos que trabalham como táxis e mototaxis.