O Brasil aparece na quinta posição no ranking dos países com trânsito mais violento, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). São, em média, 44 mil vítimas por ano, conforme o Ministério da Saúde. Os acidentes também aparecem como uma das principais causas de morte violenta de jovens entre 19 e 25 anos e está no topo da lista na faixa etária de 10 a 14 anos.
O impacto do que já é caracterizado como epidemia, pode ser medido economicamente. De acordo com levantamento do Observatório Nacional de Segurança Viária, os acidentes custam, ao país, cerca de R$ 16 bilhões por ano. O valor contabiliza, por exemplo, gastos nos atendimentos de saúde, em pagamentos de seguros e indenizações.
Para chamar a atenção para o problema, durante o mês de maio, o poder público e entidades da sociedade civil estarão envolvidos no movimento “Maio Amarelo”. A iniciativa foi criada no ano passado e já conta com 500 parceiros em 18 países.
A campanha envolve, principalmente, ações de conscientização. Em Dourados, o Movimento Maio Amarelo traz o tema: “Gentileza com Segurança”. A realização é do Departamento de Educação da Agetran (Agência de Transporte e Trânsito de Dourados) que está com uma vasta programação que envolve palestras e atividades de orientação.
Segundo o coordenador de Educação da Agetran, Cristian de Jesus Lelis, o Movimento Maio Amarelo tem como objetivo a formação de condutores mais conscientes, pois é uma das soluções para reduzir as estatísticas de acidentes, que não é uma particularidade apenas de Dourados, mas do Brasil inteiro. “A campanha serve para os condutores e pedestres refletir sobre as consequencias do comportamento no trânsito”, alerta.
A campanha segue no mês de maio inteiro. A programação em Dourados começa no dia 5 de maio com uma blitz educativa enfocando o cinto de segurança e celulares. A ação será realizada na Avenida Marcelino Pires (nas imediações do Terminal Rodoviário), às 9h. Vão participar a Agetran, Detran (Departamento Estadual de Trânsito), Sest/Senat, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Policia Militar e Auto Escola Grand Prix.