O lançamento do jogo interativo para Educação de Trânsito, produzido pelas turmas de Informática da Internet do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), em parceria firmada recentemente com a Prefeitura de Dourados será o grande marco da abertura da Semana Nacional do Trânsito no município. A campanha, realizada pela Prefeitura, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito, será lançada em solenidade no gabinete da prefeita Délia Razuk a partir de 7h30 desta terça-feira, com o tema “Nós Somos o Trânsito”.
O protótipo, que ainda recebe finalização de detalhes, é uma ferramenta que visa interatividade como forma de fixar regras e ensinamentos do trânsito e tem a reprodução de cenários e situações de trânsito da cidade de Dourados. “O público-alvo é de alunos da rede municipal que terão um jogo interativo pelo qual conquistam pontos ao acertar a aplicação de regras e reordenamento do trânsito nas situações apresentadas na plataforma”, disse o diretor-presidente da Agetran, Carlos Fábio Selhorst.
O diretor do departamento de Educação para o Trânsito, idealizador do projeto, Christian Lelis, destacou que a ferramenta tem quase os mesmos efeitos de uma palestra. “É muito importante na fixação do aprendizado para crianças e adolescentes. A partir de um jogo menos elaborado que conheci em outro Estado, elaborei esta ideia que amadureceu com a cooperação de várias pessoas e foi ao encontro deste projeto de parceria com o IFMS, dando este fruto importante”, disse.
EXPOSIÇÃO
Conforme Lelis, o jogo estará à mostra na ExpoTrânsito que acontece na Praça Antônio João de quarta a sexta-feira (19 a 21 de setembro), das 8h às 11h e das 13h30 às 17h. “Haverá exposição do jogo e quem visitar terá a oportunidade de conhecer o aplicativo”, disse Lelis.
O coordenador destacou que, além da apresentação do jogo, a ExpoTrânsito conta com ampla estrutura para visitação. A minicidade, que já foi sucesso no ano passado, e a participação de órgãos vinculados às ações de trânsito, como o Detran, a PRF, Sest/Senat e Samu, trarão inúmeras oportunidades de conhecimentos aos visitantes. “A minicidade serve para que as crianças entendam na prática que os espaços no contexto do trânsito precisam ser respeitados”, disse Lelis.
A Semana Nacional do Trânsito é mais uma ação de conscientização a respeito de regras e convivência no trânsito. Em Dourados, o tema segue o do Maio Amarelo, que integra a sociedade em prol do sentimento de unidade no trânsito. Segundo Christian Lelis, tanto o Departamento Nacional de Trânsito como a Organização Mundial da Saúde apontam que 90% dos acidentes de trânsito têm na causa o comportamento humano. “Se a imprudência, o desrespeito à sinalização e outros problemas causam acidentes e mortes, temos que fomentar a educação para o trânsito e pedir às pessoas que se atentem a todos estes ensinamentos”, disse.
A realização da campanha é da Agetran, com o apoio de inúmeras instituições e entidades, entre elas: Universidade Federal da Grande Dourados, Polícia Rodoviária Federal, Sest/Senat, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Detran, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Educação, Samu, Guarda Mirim, CCR MSVia e Grand Prix.