Com a finalidade de alertar condutores de veículos sobre os riscos de acidentes por conta de abusos comumente cometidos no trânsito local, a Agetran (Agência de Transporte e Trânsito de Dourados) programou a blitz educativa do mês de março para dois locais – na Avenida Marcelino Pires, em frente ao terminal rodoviário, e na rua Hayel Bon Faker. As abordagens serão feitas nos dias 29, 30 e 31.
Com o slogan “Cinto e celular, eu curto essa ideia”, a campanha tem como objetivo, despertar a atenção de condutores sobre a importância do uso do cinto de segurança para todos os ocupantes do veículo e a respeito dos riscos no trânsito quanto ao uso de celular enquanto dirige, como, também, o novo enquadramento para esse tipo de infração.
A campanha abordará motoristas e motociclistas. No dia 29, no período da manhã, e no dia 30, à tarde, nas imediações do terminal rodoviário, os agentes de trânsito abordarão motoristas. Já no dia 31, pela manhã, a campanha será voltada aos condutores de motocicletas, nas imediações da Praça Pedro Rigotti, na Hayel Bon Faker. Os motociclistas também serão orientados sobre a questão da velocidade e o uso de equipamentos obrigatórios.
Nos três dias, as abordagens pela manhã serão a partir das 8h30; à tarde, a partir das 14h30. A iniciativa da Agetran conta com as parcerias da Guarda Municipal, Polícia Militar, Detran-MS, Corpo de Bombeiros, Samu e Sest/Senat.
Em fevereiro, por conta do carnaval, os agentes de trânsito e os colaboradores parceiros desenvolveram a campanha alertando condutores sobre a importância do respeito à sinalização de trânsito, principalmente os limites de velocidade e, também, reforçando o alerta de que “álcool e direção não combinam”.
As campanhas da Agetran, por meio das blitze educativas, serão mensais, segundo explica o gestor de Educação de Trânsito Cristhian de Jesus Lelis. “A cada mês abordaremos um tema, sempre buscando manter os condutores alertas, contribuindo para uma convivência harmoniosa, onde as pessoas se respeitem e respeitem também as leis de trânsito”, completa o diretor-presidente da Agetran, Carlos Fábio Selhorst dos Santos.