Pessoas interessadas em se tornar agentes voluntários da Defesa Civil em Dourados e fazer parte do corpo das coordenadorias municipais tem a oportunidade de fazer um curso de capacitação, a ser realizado durante uma semana, entre os dias 11 e 16 deste mês (segunda-feira a sábado), na sede da Guarda Municipal.
Será aplicado pela Cedec (Coodenadoria Estadual de Defesa Civil) de Mato Grosso do Sul. Além dos voluntários de Dourados vão participar representantes das cidades de Rio Brilhante, Itaporã, Douradina, Fátima do Sul, Caarapó, Deodápolis, Vicentina, Jateí, Glória de Dourados e Laguna Carapã. A carga horária é de 40 horas aulas, nos períodos matutino e vespertino.
Os participantes vão receber dois certificados, o de AVDC (Agentes Voluntários de Defesa Civil) e de Combate a Incêndio Florestal. Também vão receber coletes padronizados fornecidos pelo Estado. Nesta plataforma de ensino o curso formará aproximadamente 50 Agentes voluntários preparados para prestarem o primeiro atendimento nos desastres.
A capacitação consiste em aulas didáticas sobre a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil; estudo dos desastres como também aulas teóricas e práticas de APH (Atendimento Pré-Hospitalar); Combate a incêndio urbano e florestal e Radio- Comunicação Emergencial nos Desastres, sendo que no final os alunos colocarão em prática o aprendizado dos cursos.
De Dourados vão participar 25 voluntários, alguns que já faziam parte do grupo de voluntários da CMPDC (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil) há mais tempo e outros ingressaram o ano passado quando foi feita uma convocação. Após a seleção, os voluntários fizeram um curso de capacitação para poderem atuar em conjunto nas atividades de emergência em Dourados.
Hoje a Defesa Civil de Dourados mantém mais de 70 voluntários. Segundo o coordenador de Defesa Civil de Dourados, João Vicente Chencarek, graças aos investimentos feitos pela atual administração, a Defesa Civil de Dourados está bastante avançada e estruturada. “Graças aos investimentos e capacitação do pessoal hoje serve como referência para outros municípios de Mato Grosso do Sul e outros estados brasileiros”, destacou Chencarek.
O coordenador Estadual de Defesa Civil, Isaias Ferreira Bittencourt, explicou que o objetivo é apoiar os 79 municípios no fortalecimento de suas Coordenadorias locais, destacando a importância das ações preventivas e da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.
Uma importante meta do governo do Estado por intermédio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil é oferecer apoio para implementação e a operacionalização das Comdec´s (Coordenadorias Municipais de Defesa Civil). “Tendo em vista que os desastres ocorrem no município e este deve estar preparado para atender imediatamente a população atingida por qualquer tipo de desastre, buscando reduzir perdas humanas, materiais e ambientais”, diz.