Os agentes comunitários de saúde que atuam na Secretaria de Saúde da Prefeitura Dourados receberam na quarta-feira (07) uma capacitação sobre princípios básicos de prevenção e combate a incêndio. A intenção é que o trabalho contribua para atuação dos profissionais nas visitas domiciliares às famílias douradenses.
Eles receberam aulas teóricas no plenário José Cerveira e as práticas em área delimitada do estacionamento do CAM (Centro Administrativo Municipal). Essas foram ministradas pelo bombeiro civil e técnico em segurança do trabalho Ederson Olmedo Viegas, que possui uma empresa de assessoria e treinamento na área.
“O treinamento é importante porque contribui para que os agentes possam dar orientações às famílias durante as visitas às casas, visualizar alguma prática que possa se tornar um acidente doméstico e ajudar a evitar que isso aconteça”, explica a tutora do curso Marlaine Mendes Wolf Viegas.
O treinamento encerra as aulas do bloco 1 do Curso de Qualificação Inicial para Agentes Comunitários de Saúde, que começou em junho deste ano e segue até maio de 2016. São, pelo menos, 150 agentes que passam pelo curso que tem os mais diversos temas abordados.
“Esse curso tinha sido realizado há 10 anos, então alguns agentes já haviam passado por ele. Agora estamos capacitando os demais, já que é necessário para exercer as funções”, explica Carla Cristina Ribeiro, que também é tutora do curso.
Os agentes foram divididos em sete turmas e passam pelas aulas do curso, pelo menos, uma vez por semana. Além da certificação, ao final das atividades, eles ainda vão sair como profissionais de nível técnico. As aulas são oferecidas ela ETSUS (Escola Técnica do Sistema Único de Saúde) em parceria com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Dourados.
Buscar mecanismos para capacitação dos profissionais com foco na qualificação ao atendimento à população é uma das ações do prefeito Murilo. Além disso, é uma forma de valorizar os servidores que contribuem para os avanços que o município vem conquistando na saúde.