O período de adesão dos moradores para o Asfalto Comunitário do bairro Jardim Monte Carlo continua. O início das obras depende unicamente da mobilização dos beneficiados, que ao todo são 580. Para que seja executado o asfaltamento, 70% das moradias atingidas precisam estar inclusas no projeto.
O edital que prevê a convocação dos moradores está disponível em publicação no Diário Oficial do dia 7 de novembro. O documento pode ser encontrado em link disponível no site oficial da Prefeitura de Dourados (www.dourados.ms.gov.br).
Na publicação está descrito o nome do proprietário de cada residência e o valor total que será pago por ele pelo asfalto. Este é calculado em R$ 317,42 o metro linear da ‘testada’ (fachada), ou seja, o morador paga apenas a metragem que compreende a pavimentação logo a frente da fachada de sua residência. O pagamento poderá ser feito a vista ou em 36 vezes acrescido de juros.
No caso de imóveis de esquina, o dono paga apenas pela menor testada, sendo que a maior será custeada pela Prefeitura de Dourados. O município ainda paga o valor referente à metragem que compreende os terrenos públicos, incluindo os que são do Estado e da União.
As obras de drenagem serão implantadas com recursos do município num valor próximo a R$ 3 milhões. Estas serão as primeiras a serem iniciadas após a adesão mínima dos moradores e posteriormente haverá a pavimentação.
Os processos licitatórios para escolha das empresas que vão executar as obras de drenagem e pavimentação do bairro já foram realizados. Assim que confirmada a adesão mínima ao asfalto comunitário, a Prefeitura de Dourados dará a ordem de serviço para que as atividades iniciem. A celeridade é uma das grandes vantagens dessa modalidade, já que o começo da obra depende unicamente da adesão dos moradores.
O asfaltamento é uma reivindicação antiga dos moradores feita ao prefeito Murilo, que atendeu ao pedido ao organizar a execução do asfalto comunitário. A medida visa melhorar a qualidade de vida dos moradores.
A fisioterapeuta Débora Cabral Krauss, 36, mora no bairro há dois anos e meio e já fez sua adesão. “Acredito que o asfalto mude a saúde da população em geral. A poeira gera crise alérgica, crise pulmonar, bronquite, asma. Sem falar que o acesso para o bairro que hoje é dificultado. Os imóveis também ficarão mais valorizados”, afirmou.
O asfalto comunitário já foi executado nos bairros Parque Alvorada, Jardim das Paineiras, Aline e Murakami. Com o asfaltamento do Monte Carlo, a região norte da cidade passa a ficar com 100% de pavimentação. A intenção do prefeito Murilo é chegar ao final da administração com a cidade toda asfaltada.
Onde procurar – Existem três formas de fazer a adesão do plano de asfalto para o bairro Jardim Monte Carlo. A primeira é diretamente na Planacon, empreiteira responsável pela obra. A empresa fica instalada próxima à rotatória que liga a MS-156 à Perimetral Norte, na saída para Itaporã. O telefone para informações é o 3427-2020.
Também é possível aderir indo até a sede do CAM (Centro Administrativo Municipal), que fica Rua Coronel Ponciano, nº 1.700, Parque dos Jequitibás. O setor que faz este trabalho fina na Seplan (Secretaria de Planejamento), instalada no Bloco A.
Outro caminho é procurar a comissão de moradores que se mobiliza há anos pela chegada do asfalto no bairro. Um dos representantes pode ser encontrado no endereço Rua João Cândido Câmara nº 635, Centro, em frente ao Correio Central, no 1º Piso (Clínica Oral Sin). O local fará recesso somente entre os dias 18 de dezembro e sete de janeiro.