A programação da Semana da Pessoa Idosa continua em vários locais de Dourados. Na terça-feira (30) as atividades foram nos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e CCIs (Centro de Convivência dos Idosos).
Na programação inclui roda de conversa com a temática referente aos direitos da pessoa idosa.
No CCI Maria Martiniano de Brito, do Parque das Nações I Plano, a programação começou às 14h com uma confraternização e em seguida houve a Roda de conversa. Foram convidados todos os idosos que fazem parte daquele centro.
Conforme a coordenação do local, o CCI vai seguir a mesma programação da Secretaria de Assistência Social.
Nesta quarta-feira (1º de outubro) serão realizados jogos recreativos com a integração das pessoas idosas dos CCIs de Dourados e dos municípios de Itaporã, Juti e Maracajú. O evento será na Praça São José, no centro de Itaporã.
Na quinta-feira (dia 2), às 13h, será realizada a Festa Retrô com a participação de pessoas idosas do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Cras de Vila Vargas, Cras Jóquei Clube e do CCI Parque das Nações I. A festa será no Canaã I.
Paralelamente vai acontecer a Festa Retrô no Cras da Vila Cachoeirinha, com a participação de idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Cras Parque do Lago e Cras Água Boa.
No dia 3, às 13, será realizado o baile para a 3ª idade, no Centro de Convivência da Família.
Abertura – A abertura da Semana da Pessoa Idosa foi feita pelo prefeito Murilo na segunda-feira, às 7h30, no Centro de Convivência da Família, onde foi programado jogos de integração, atividades físicas e apresentações culturais. Também foi servido café da manhã e almoço. No período da tarde o grupo participou de outras atividades recreativas e esportivas.
A secretária de Assistência Social, Ledi Ferla, explicou que “além de uma integração, as atividades desenvolvidas nesta semana vão chamar atenção para a questão da violência contra os idosos, repassando orientações e os serviços prestados pela prefeitura neste sentido”.
Ela informou ainda que foi elaborado um vasto material como, folderes destacando a questão da violência e os locais em que as vitimas podem procurar para obter atendimento. O material será distribuído nos Cras, unidades de saúde e nos CCIs.
De acordo com a secretaria, durante toda a semana de eventos a previsão é que deva reunir algo em torno de mil idosos, que integram os Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) do Jardim Água Boa e do Parque das Nações I Plano, além dos que integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Cras (Centro de Referência de Assistência Social).