A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza será lançada no sábado, dia 9, pela Prefeitura de Dourados às 9h em cerimônia na Unidade Básica de Saúde Seleta. Para marcar a data, mais ações de saúde e outros serviços são realizados nas principais vias do bairro jardim Flórida.
O evento marca o lançamento oficial da campanha com um “Dia D”. No sábado, todas as unidades de saúde de Dourados estarão abertas das 8h às 17h. Nesta data também haverá um posto volante no Shopping Avenida Center, das 10h às 20h.
Apesar do “Dia D”, as doses já estão disponíveis em todos os postos de saúde de Dourados a partir desta quarta-feira, dia 6. A campanha segue o calendário nacional até o dia 22 de maio. A meta é vacinar 80% do público alvo, composto por 64,1 mil pessoas.
Devem tomar as doses crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, pessoas com 60 anos de idade ou mais, portadores de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, por exemplo; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
MAIS AÇÕES
Além da abertura da campanha de vacinação, haverá ainda no evento de sábado a apresentação à comunidade, da reforma realizada na Unidade de Saúde Seleta. Todo o prédio recebeu pintura e uma série de reparos na estrutura, como troca de equipamentos e móveis, por exemplo.
Como preparativos para a data, outras ações também são realizadas em alguns pontos do bairro Jardim Flórida e já começaram. As principais vias de acesso ao bairro receberam o serviço de tapa buraco. Também é feita a intensificação da limpeza e poda de árvores.
Na sexta-feira, dia 8, ainda haverá uma ação de combate à dengue e febre chikungunya no bairro, com visita dos agentes de endemias às casas a procura de focos de proliferação do mosquito transmissor das doenças, Aedes aegypti. Também haverá bloqueio químico com a borrifação de inseticidas na região para eliminar os mosquitos adultos.
O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) também levará na sexta-feira ao Seleta, animais recolhidos pelo órgão e que estão disponíveis para doação e oferta de teste rápido da Leishmaniose. Também haverá fichas para encaminhamento de cães e gatos que precisam de consultas em hospitais veterinários das universidades da cidade.