A 3ª Noite Cultural Especial promovida pela prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Educação, atraiu cerca de 800 pessoas no salão de eventos da Unigran, na noite de terça-feira, 25. Este ano o evento contou com a participação de 17 escolas e dois Ceims (Centro de Educação Infantil Municipal), com um total de aproximadamente 300 alunos.
O tema desta terceira edição foi “As belezas do Pantanal”, abordando fauna e flora.
O evento, organizado pelo Nuedesp (Núcleo de Educação Especial) e professoras de AEE (Atendimento Educacional Especializado) das SRM (Salas de Recursos Multifuncionais) das escolas, tem como objetivo promover um espaço de inclusão em que se reúnem alunos com e sem deficiência, das escolas municipais, para apresentações culturais de várias modalidades (canto, dança, dramatização, desfile, roda de tereré, entre outros).
A proposta do evento é incluir crianças com deficiência no universo de outras crianças de forma que saibam lidar umas com as outras respeitando as limitações e diferenças, quebrando paradigmas e demonstrando que potencialidades podem ser desenvolvidas quando as oportunidades são oferecidas.
“O legal é ver a participação e o envolvimento da escola e da família fazendo com que o evento torne-se um momento expressivo das potencialidades de todas as crianças”, comentou a professora Terezinha Piva Espósito, coordenadora do Núcleo de Educação Especial.
A Rede Municipal de Educação conta atualmente com cerca de 630 alunos com deficiência matriculados nas escolas e Ceims. Destes, cerca de 350, frequentam as 35 Salas de Recursos Multifuncionais, no contra turno escolar.