Um balanço divulgado pela Secretaria municipal de Planejamento, após os primeiros três meses da administração da prefeita Délia Razuk, revela a preocupação do Município em garantir as boas condições das estradas rurais e o compromisso, na área urbana, em recuperar trechos críticos, além de resgatar compromissos assumidos pela prefeita em campanha e que levam em conta a valorização da comunidade.
Com recursos próprios, equipes da Prefeitura mantém frentes de patrolamento e encascalhamento das estradas rurais, operação emergencial de tapa-buracos nos pontos considerados emblemáticos da cidade e obras de drenagem para que a pavimentação asfáltica possa contemplar os sonhos da população dos bairros que aguarda por essa melhoria há muitos anos.
Além dos serviços realizados na região do Potreirito, e nos distritos, contemplando as ruas da área urbana de Vila Vargas, São Pedro e Itahum, e ainda nos travessões do Barreirão, os assentamentos rurais Amparo e Lagoa Grande e as ligações da Reserva Indígena, a Prefeitura prepara nova licitação para contratar máquinas e equipamentos e ampliar a cobertura na cidade.
De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Tahan Sales Mustafa, desde o primeiro dia da atual gestão a orientação da dona Délia foi no sentido de garantir melhor acesso dos ônibus que fazem o transporte escolar e facilitar o escoamento da safra por parte do setor produtivo. “As equipes não pararam de trabalhar um único dia, temos certeza de que a Prefeitura está cumprindo a sua parte para que o Município tenha essa supersafra”, disse Tahan.
Obras novas
A prefeita Délia Razuk firmou compromisso de priorizar as pessoas, e, reforçando o discurso de rever prioridades, determinou ações que se estendem também para regiões onde são necessários pequenos serviços na área urbana, e que envolvem, também, a aplicação de recursos do Governo do Estado e de emendas federais.
A rua Vereador Aguiar de Souza, por exemplo, esperou por mais de 15 anos e está ganhando asfalto novo. O trecho de aproximadamente 500 metros recebeu os serviços de drenagem e vai ser todo asfaltado, ligando a região do Jardim Santo André ao Canaã 3 e Jardim dos Coqueiros, encurtando distâncias e melhorando a vida das pessoas.
A Prefeitura retomou os trabalhos de drenagem e pavimentação na região dos bairros Estrela Hory, Residencial Monte Carlo, Jardim Carisma, vilas Valderez e Cachoeirinha, Guaicurus, no Altos do Indaiá, bairros Joquei Clube, Dioclécio Artuzi, Harrison Figueiredo, Nova Esperança, Jardim Primavera e nas avenidas Joaquim Luiz Azambuja e do Potreirito, contemplando áreas que aguardavam por essas ações. A segunda etapa do projeto de construção da nova Feira Livre também está sendo iniciado neste mês.
Paralelamente, a prefeita Délia Razuk orientou a equipe técnica da Secretaria de Planejamento para concluir os projetos a serem cadastrados em Brasília para a revitalização da Usina Velha, restauração da praça “Dr. Antônio Alves Duarte”, em frente ao Hospital Evangélico, e os dois terminais de Transbordo para humanizar o modelo viário. Em fase de licitação, estão as obras de reforma completa do Centro Social Rural de Panambi, do ginásio de esportes de Vila Vargas e do espaço onde vai funcionar a segunda unidade do Conselho Tutelar.