Na noite dessa quinta-feira (7), Geraldo Rufino, que já foi catador de latinhas e hoje é dono da maior empresa de reciclagem da América Latina, esteve em Dourados com uma palestra em que apresentou ao público a própria história de vida e empreendedorismo. Voltado para os empresários locais e para a própria comunidade, o evento, realizado no Teatro Municipal, foi mais uma ação do programa Cidade Empreendedora, uma parceria do Sebrae/MS e Prefeitura Municipal de Dourados.
De família desfavorecida, Geraldo Rufino, que é natural de São Paulo, foi criado na favela do Sapé e contou, no evento como passou de catador de latas, a “Catador de Sonhos”. Esse é o título que leva a palestra onde Rufino cita, desde seu primeiro trabalho, como carvoeiro, até o sucesso como empresário, à frente da JR Diesel, empresa especializada em reciclagem e desmonte de veículos, fundada pelo próprio palestrante.
Adenauer Maia, proprietário da Maia Educacional, foi um dos empreendedores que assistiu a palestra e considerou a fala de Geraldo uma mensagem de otimismo em meio a retomada das atividades presenciais. “Agora, devemos abrir horizontes, buscar novos caminhos. Principalmente, aproveitar as oportunidades. A colaboração dos empresários entre si, como disse o Geraldo, é muito importante”, comentou o empresário.
De acordo com a gerente da Regional Sul do Sebrae/MS, Vanessa Pereira Reis, o evento foi pensado como uma estratégia para estimular os empreendedores. “No mês em que é celebrado o dia da micro e pequena empresa, o Sebrae junto com a Prefeitura Municipal, por meio do Cidade Empreendedora, trouxe para Dourados uma palestra enriquecedora no âmbito do empreendedorismo, com a proposta de estimular a população a empreender, inspirar os empreendedores a melhorarem os seus negócios e aquecer a economia local. Passamos por muitos desafios e o momento agora é de todos se tornarem protagonistas da transformação”, ressaltou Vanessa.
Ao encontro da fala do Sebrae/MS, Elainne Peres, agente de desenvolvimento da Prefeitura de Dourados, acredita que a palestra representa, no cenário atual, um incentivo para que os empreendedores e os próprios moradores consigam enfrentar os desafios da retomada econômica. “Geraldo é uma pessoa simples, mas de muita sabedoria e cativou o público com sua simpatia. Ele expôs que, mesmo diante das circunstâncias difíceis, você escolhe no que acreditar e que empreender é assumir responsabilidade e pensar como dono. Além disso, reforçou que é preciso aprender a conquistar as pessoas, independentemente, do que você for fazer. Essa foi uma noite de muito conhecimento e todos que estiveram presentes saíram de lá com o coração cheio de ideias e sonhos a realizar”, finalizou Elaine.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.
(Texto: Sebrae/MS)